Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Verde - GO 2023 para Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

Foram encontradas 15 questões

Q2169970 Pedagogia
Considerando o direito à educação e o dever de educar, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: 
Alternativas
Q2169971 Pedagogia
Sobre as diretrizes previstas no art. 2º do Plano Nacional de Educação (2014-2024), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, objetivando cumprir com o disposto do art. 214 da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que não está alinhada ao que pressupõe o plano: 
Alternativas
Q2169972 Pedagogia
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, que define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição, o Estado deve oferecer obrigatoriamente educação escolar pública e gratuita a todos os cidadãos brasileiros. Assim, assinale abaixo a alternativa que correspondente às etapas da Educação Básica brasileira, que segundo a referida Lei devem ser obrigatoriamente ofertadas pelo Estado: 
Alternativas
Q2169973 Pedagogia
O ensino brasileiro está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996. Acerca da sua organização e estrutura, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2169974 Pedagogia
A Lei 10.639/03 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Portanto, assinale abaixo a assertiva que corresponde à importância da implantação da referida lei para a educação escolar brasileira:
Alternativas
Q2169975 Pedagogia
Para Silva (2010), é fundamental compreender que uma proposta curricular está entrelaçada a um texto e/ou discurso político. De acordo com esse autor, há três “teorias do currículo”, sendo elas: as teorias tradicionais que enfatizam: o ensino-aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos; - as teorias críticas que focam em ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção conscientização, emancipação, currículo oculto- resistência; – e as teorias pós-críticas que enfocam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber e poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo. Assim, para o autor, o currículo é também uma questão de poder e dessa forma, as teorias do currículo não se distanciam dessa noção na medida em que se preocupam em definir determinado modelo de currículo escolar.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Diante das três teorias do currículo do autor, assinale a alternativa que representa a perspectiva de currículo que se alinha ao texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996. 
Alternativas
Q2169976 Pedagogia
Em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE), o documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, é:
Alternativas
Q2170474 Pedagogia
A Lei 10793/2003 alterou o § 3º do Art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passando a vigorar com a seguinte redação: “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática [...]”:
Alternativas
Q2170475 Pedagogia
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Portanto, entende-se que essas práticas corporais são aquelas realizadas fora das obrigações laborais, domésticas, higiênicas e religiosas, nas quais os sujeitos se envolvem em função de propósitos específicos, sem caráter instrumental (BRASIL, 2018).
      De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles:
Alternativas
Q2170476 Pedagogia
De acordo com Brasil (2018), a unidade temática Esportes reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte, como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, caracteriza-se pela comparação de desempenho entre adversários, por ser regido por regras formais e por promover o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. No entanto, essas características não possuem um único sentido/significado entre aqueles que o praticam. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. Dessa forma, para a estruturação dessa unidade temática, a BNCC utiliza-se de um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
Relacione as categorias de esportes às suas respectivas características: 
(1) Marca (2) Precisão (3) Técnico-combinatório (4) Rede/quadra dividida ou parede de rebote (5) Campo e taco (6) Invasão ou territorial (7) Combate

( ) Caracteriza-se por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento.
( ) Caracteriza-se por disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa.
( ) Caracteriza-se por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.
( ) O resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnicocombinatórios.
( ) Caracteriza-se por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
( ) Caracteriza-se por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversários, protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo.
( ) Caracteriza-se por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 

Alternativas
Q2170479 Pedagogia
A Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde referencia o trabalho didático-pedagógico dos seus professores a partir do Currículo de Referência da Rede Municipal de Rio Verde - CR-RV (RIO VERDE, 2020), considerando a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado - DC-GO Ampliado (GOIÁS, 2018). No que diz respeito à avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, a proposta curricular municipal corrobora os pressupostos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1997), ao destacar que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Dessa forma, os critérios explicitados para cada um dos ciclos de escolaridade têm por objetivo auxiliar o professor a avaliar seus alunos dentro desse processo, abarcando suas múltiplas dimensões.       Assim sendo, todos os critérios de avaliação de Educação Física abaixo estão corretos, exceto:
Alternativas
Q2170486 Pedagogia
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998), o princípio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura corporal de movimento.
    No que diz respeito à Educação Física inclusiva no Brasil, pode-se considerar incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q2170487 Pedagogia
O trabalho com as aulas de Educação Física está diretamente associado aos pressupostos contemporâneos do desenvolvimento humano. Especialmente, três teóricos alinhados à corrente interacionista contribuíram sobremaneira para os avanços dessa área de estudos, sendo eles: Piaget, Vygotsky e Wallon. Leia as assertivas abaixo acerca destes pensadores.
I - As concepções de Piaget se sustentam na teoria da Epistemologia Genética, a qual define que o ser humano evolui a partir de estágios de desenvolvimento. II - Vygotsky enfatizou em seus estudos que o ser humano se desenvolve por meio das interações sociais, destacando a construção do conhecimento a partir das trocas mediadas pela linguagem. Sua teoria, dentre outras definições, ficou conhecida como sociointeracionismo. III - Wallon destacou em sua teoria os campos funcionais do desenvolvimento humano e defendeu a concepção de formação integral do sujeito, nas dimensões afetiva, cognitiva e motora. IV - São estágios do desenvolvimento na teoria de Piaget: estágio impulsivo-emocional, sensóriomotor/projetivo, personalismo, categorial e adolescência/puberdade. V – Para Vygotsky, o crescimento cognitivo do sujeito se dá por meio do processo de assimilação e acomodação, o qual culminará na construção de um novo conhecimento.
    A partir das suas marcações, pode-se considerar que: 
Alternativas
Q2170491 Pedagogia
Os pesquisadores Libâneo (2014), na obra: “Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos” e Saviani (2008), na obra: “Escola e democracia”, estabeleceram análises em relação às Tendências Pedagógicas na Prática Escolar, classificando-as em Liberais e Progressistas.           
Relacione corretamente as colunas, selecionando “1” para as Liberais e “2” para as Progressistas.
( ) Tradicional ( ) Libertadora ( ) Renovada progressivista ( ) Libertária ( ) Renovada não diretiva ( ) Crítico-social dos conteúdos ( ) Tecnicista
A sequência numérica correta de cima para baixo está presente em:
Alternativas
Q2170492 Pedagogia
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9394/96 (BRASIL, 1996), em seu Art. 13, os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; e, II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.        No que diz respeito à participação do professor de Educação Física nas discussões relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico ou Projeto Pedagógico, avalie os excertos a seguir:
   I - O PPP é um documento de responsabilidade de grupo gestor, não sendo necessária a participação de professores de áreas específicas em sua elaboração.   II - O Projeto Pedagógico é um instrumento que se aplica apenas às escolas públicas, o que exime escolas da rede particular de ensino e seus professores de Educação Física do cumprimento deste dispositivo legal.   III - Todos os projetos escolares, inclusive aqueles vinculados à Educação Física, como: interclasse e gincana deverão estar detalhados no PPP, especificamente no Plano de Ação.   IV - São princípios norteadores de uma escola democrática, pública e gratuita e devem estar explicitados no PPP: igualdade; qualidade; gestão democrática nas relações pedagógica, administrativa e financeira; liberdade; e valorização do magistério.   V - O PPP é um documento oficial no qual os gestores da escola definem os ideais de cidadania prioritários para aquela comunidade.   Conforme suas marcações, pode-se inferir que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: C
5: B
6: B
7: A
8: C
9: B
10: A
11: B
12: B
13: A
14: D
15: D