Questões de Concurso Para if-go

Foram encontradas 823 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2007837 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 11
Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) de 2012, a Indústria está entre os principais setores da economia nacional onde existe o maior número de problemas trabalhistas, como acidentes de trabalho. A alarmante estatística se transforma em preocupação contínua para os trabalhadores do setor industrial, que encontram, de fato, uma série de elementos nocivos à saúde, desde o acúmulo de poeira nos parques industriais à inalação de gases tóxicos e de fumaça, entre outros.
 Disponível em: < http://www.flue8.com.br/insalubridade-na-industria/> Acesso em: 20 mai. 2018
Considerando as ideias do texto, assinale a opção CORRETA: 
Alternativas
Q2007836 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 10
Embora uma boa parte dos síndicos desconheça ou ignore a lei, desde dezembro de 1994 todos os condomínios que possuem empregados registrados estão obrigados a elaborar e implantar o PCMSO, Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, e essa obrigação independe do número de empregados existente no condomínio. A obrigatoriedade do PCMSO foi estabelecida através das Normas Regulamentadoras n° 7, do Ministério do Trabalho, servindo como medida de prevenção de riscos e de saúde, reduzindo o número de faltas por doenças ocupacionais e aumentando a produtividade dos empregados.
 Disponível em: < https://www.ohub.com.br/ideias/3-riscos-de-nao-ter-os-ppra-e-pcmso-no-condominio/> Acesso em: 20 mai. 2018
Considerando as ideias do texto, assinale a opção correta:  
Alternativas
Q2007835 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 9
O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.
Disponível em: < http://www.saudeevida.com.br/importancia-do-uso-de-epi/> Acesso em: 20 mai. 2018
Considerando as ideias do texto, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2007834 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 8
A produção industrial traz consigo um grande desafio: como continuar a gerar receitas com o menor impacto, sem que isso resulte em excesso de resíduos que prejudicam o meio ambiente e, por consequência, a vida das pessoas? A resposta está no desenvolvimento do gerenciamento desses resíduos, que tem como finalidade reduzir a quantidade de materiais e incentivar o seu reaproveitamento.
 Disponível em: < http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/as-melhores-praticas-na-gestao-de-residuos-industriais> Acesso em: 20 mai. 2018.
Considerando as ideias do texto, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2007833 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 7
A CIPA serve para combinar o trabalho com a prevenção de acidentes e promoção da saúde.
Disponível em: < https://www.conceitozen.com.br/o-que-e-sesmt.html> Acesso em: 20 mai. 2018.
Considerando as ideias do texto, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2007832 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 6 
Trabalhar em um ambiente seguro é um direito de todas pessoas, e cabe às empresas proporcionarem esse ambiente, prezando sempre pela segurança e bem-estar dos seus funcionários, uma vez que um local de trabalho harmonioso é um estimulo para que os empregados desempenhem da melhor maneira as suas funções.
 Disponível em: < https://www.conceitozen.com.br/o-que-e-sesmt.html> Acesso em: 20 mai. 2018. 
Considerando as ideias do texto, assinale a opção CORRETA:   
Alternativas
Q2007830 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 4 
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Consideram-se acidente ou doença do trabalho as seguintes entidades mórbidas:
Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm> (art 19 a 23) Acesso em: 19 mai. 2018.
Considerando as ideias do texto, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2007829 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 3 
42.png (673×497)
Figura 1- Diversos fatores que influem no sistema produtivo. 
A ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo, apresentado na Figura 1, e procura reduzir as suas consequências nocivas sobre o trabalhador. Assim, ela procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo. A eficiência virá como consequência. Em geral, não se aceita colocar a eficiência como objetivo principal da ergonomia, porque ela, isoladamente, poderia justificar medidas que levem ao aumento dos riscos, além do sacrifício e sofrimento dos trabalhadores. 
Referência: IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.
Considerando as ideias do texto 3:
I. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e não à natureza do trabalho. II. Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, deve ser observado todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração as repercussões sobre a saúde dos trabalhadores. III. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, é recomendado como condição de conforto o índice de temperatura efetiva entre 20°C (vinte) e 23°C (vinte e três graus centígrados). IV. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, sem considerar à própria organização do trabalho.
Assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2007828 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 2
A Instrução Normativa Nº 1, DE 22 DE JULHO DE 2010, dispõe sobre os parâmetros a serem observados pelos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na análise do direito à concessão da aposentadoria especial de que trata o art. 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal, em cumprimento à Súmula Vinculante nº 33 ou nos casos em que o servidor público esteja amparado por ordem concedida, em Mandado de Injunção, pelo Supremo Tribunal Federal.
 (Redação dada pela Instrução Normativa SPPS nº 3, de 23/05/2014). 
Considerando as ideias do texto 2:
Alternativas
Q2007827 Segurança e Saúde no Trabalho
Texto 1 
    Em seu artigo “Complexidade e Transdisciplinaridade: uma Abordagem Multidimensional do Setor Saúde”, o professor Mailo de Magalhães Chaves assinala que a complexidade do mundo em que vivemos transparece em expressões como Mundo das Artes, Mundo da Política, Mundo da Ciência, Mundo da Indústria, Mundo do Comércio, entre outras. No entanto, em um mesmo espaço-tempo, só existe um mundo resultante do entrelaçamento de todos os mundos criados pelo Homem.       Na perspectiva do autor, esse entrelaçamento é realizado pelo Mundo do Trabalho, uma vez que os trabalhadores são os sustentáculos da produção dos bens e serviços necessários a toda a sociedade planetária. Nesse contexto, Segurança e Saúde no Trabalho devem ser compreendidas como responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.
Disponível em: < http://www.sinicesp.org.br/materias/2013/bt09a.htm> Acesso em: 19 mai. 2018. 
Assinale a opção CORRETA em relação à Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e ao texto 1:
Alternativas
Q2007826 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a relação entre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) podemos afirmar: 
Alternativas
Q2007825 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a composição dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), de acordo com a NR-4, podemos afirmar:  
Alternativas
Q2007823 Segurança e Saúde no Trabalho
São considerados para esta questão os valores de referência da tabela de limites de tolerância da NR-15, válidos para uma jornada de trabalho de até 48 horas semanais. Estes valores são: para o dióxido de carbono (CO2), previsto como um agente de insalubridade de nível mínimo, o valor limite igual a 3.900 ppm. Já para o monóxido de carbono (CO) é previsto como grau de insalubridade máxima, o valor limite é de 39 ppm. Neste contexto temos dois ambientes a serem analisados, o primeiro é a garagem subsolo de uma empresa, onde seus funcionários estacionam seus veículos antes de assumirem seus postos de trabalho, e o segundo é o anfiteatro de reuniões da mesma empresa. Em medições realizadas por empresa especializada foi constatado valores um pouco acima do limite de CO na garagem, durante todo o expediente e o CO2 do anfiteatro também acima do limite, tão somente durante as reuniões, que são semanais. Sobre a caracterização de insalubridade ou não, e de possíveis soluções, assinale a alternativa INCORRETA:  
Alternativas
Q2007822 Segurança e Saúde no Trabalho
Durante manutenção/correção de uma instalação elétrica, prioritariamente a mesma deve ser realizada com a instalação desenergizada, mas nem sempre este procedimento é possível. Caso o seja, quais as medidas de proteção coletiva deverão ser utilizadas, em conformidade com a NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade)? 
Alternativas
Q2007821 Segurança e Saúde no Trabalho
Durante um processo para compra de mobiliário para postos de trabalho de uma instituição, mais especificamente assentos do tipo cadeiras, o profissional Engenheiro de Segurança foi requerido para auxiliar a definir os requisitos mínimos a serem incluídos no edital para a compra dos referidos assentos. Para tal, este profissional teve como referência o que preconiza a NR-17 (Ergonomia), que quando se refere ao mobiliário nos postos de trabalho, indica que o referido assento terá que ter: 
Alternativas
Q2007820 Segurança e Saúde no Trabalho
Durante uma “visita” a um determinado laboratório, o profissional Engenheiro de Segurança se depara com a inexistência do manual de instruções em um equipamento que apresenta risco de acidente durante o seu manuseio e/ou funcionamento. Assinale o que deve ser feito conforme preconiza a NR-12. 
Alternativas
Q2007819 Segurança e Saúde no Trabalho
A respeito do armazenamento de materiais, conforme preconiza a NR-11, podemos afirmar:
Alternativas
Q2007805 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394 de 20/12/1996, disciplina a educação escolar, a qual se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias, devendo a mesma vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Assim sendo, e em conformidade com a lei em questão, o ensino será ministrado tendo por princípio:  
I. a consideração com a diversidade étnico-racial. II. a unicidade de ideias e de concepções pedagógicas. III. o respeito à liberdade e apreço à tolerância. IV. a valorização da experiência extraescolar.
Sobre as alternativas é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2007798 Ética na Administração Pública
O Decreto nº 1171, de 22 de junho de 1994, aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Consoante a esse Decreto, considere as seguintes afirmativas: 
I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele. II. O servidor público não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. III. O servidor público poderá deixar de seguir a legalidade, desde que esteja preservando a honra e a tradição dos serviços públicos. IV. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2007791 Português
Texto 1 

NASCE UMA MENINA

     No dia em que nasci, as pessoas da nossa aldeia tiveram pena de minha mãe, e ninguém deu os parabéns a meu pai. Vim ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga. Nós, pachtuns, consideramos esse um sinal auspicioso. Meu pai não tinha dinheiro para o hospital ou para uma parteira; então uma vizinha ajudou minha mãe. O primeiro bebê de meus pais foi natimorto, mas eu vim ao mundo chorando e dando pontapés. Nasci menina num lugar onde rifles são disparados em comemoração a um filho, ao passo que as filhas são escondidas atrás de cortinas, sendo seu papel na vida apenas fazer comida e procriar. 
  Para a maioria dos pachtuns, o dia em que nasce uma menina é considerado sombrio. O primo de meu pai, Jehan Sher Khan Yousafzai, foi um dos poucos a nos visitar para celebrar meu nascimento e até mesmo nos deu uma boa soma em dinheiro. Levou uma grande árvore genealógica que remontava até meu trisavô, e que mostrava apenas as linhas de descendência masculina. Meu pai, Ziauddin, é diferente da maior parte dos homens pachtuns. Pegou a árvore e riscou uma linha a partir de seu nome, no formato de um pirulito. Ao fim da linha escreveu “Malala”. O primo riu, atônito. Meu pai não se importou. (...)
    Meu nome foi escolhido em homenagem a Malalai de Maiwand, a maior heroína do Afeganistão. Os pachtuns são um povo orgulhoso, composto de muitas tribos, dividido entre o Paquistão e o Afeganistão. Vivemos como há séculos, seguindo um código chamado Pachtunwali, que nos obriga a oferecer hospitalidade a todos e segundo o qual o valor mais importante é nang, a honra. A pior coisa que pode acontecer a um pachtum é a desonra. A vergonha é algo terrível para um homem pachtum. Temos um ditado: “Sem honra, o mundo não vale nada”.

YOUSAFZAI, MALALA; LAMB, CHRISTINA. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013, pp. 21-22.

Analise o trecho:


“o valor mais importante é nang, a honra. A pior coisa que pode acontecer a um pachtum é a desonra. A vergonha é algo terrível para um homem pachtum.”


Quanto às palavras destacadas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: B
6: A
7: A
8: D
9: A
10: D
11: D
12: C
13: D
14: D
15: A
16: C
17: B
18: B
19: A
20: A