Questões de Concurso Para tecnologista em saúde - flexografia

Foram encontradas 47 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q568641 Farmácia
De acordo com RDC N°17, de 16 de abril de 2010, as Boas Praticas de Fabricação de Medicamentos determinam que:

I. todos os processos de fabricação devam ser claramente definidos e sistematicamente revisados em função da experiência adquirida.

II. devem ser capazes de fabricar medicamentos dentro dos padrões de qualidade exigidos, atendendo às respectivas especificações.

III. sejam realizadas as qualificações e validações necessárias.

IV. que seja implantado um sistema capaz de recolher qualquer lote, após sua comercialização ou distribuição, na ocasião da identificação de algum desvio de qualidade. O prazo de recolhimento deverá ser de 45 a 60 dias.

Assinale: 
Alternativas
Q568640 Farmácia
Pode-se considerar que um dos desafios da Validação de Limpeza, é estabelecer procedimentos, capazes de concentrar de forma satisfatória os resíduos de fármacos amostrados nos equipamentos, bem como consolidar as metodologias analíticas capazes de quantificar esses resíduos que se encontram na maioria das vezes em baixíssimas concentrações. Na tentativa de reduzir os erros analíticos, é conveniente que o analista estabeleça técnicas, com limites de detecção compatíveis com os equipamentos que estão sendo utilizados nas analises de quantificação desses resíduos. Limite de Detecção pode ser definido como:
Alternativas
Q568638 Farmácia
A Flexografia é um processo muito utilizado pelas industrias gráficas, sendo inclusive um das tecnologias empregadas para impressão das embalagens farmacêuticas. Sob o ponto de vista conceitual, podemos definir flexografia como sendo processo de impressão em relevo que emprega como matriz chapas de:
Alternativas
Q568637 Farmácia
Em consonância com a RDC N°17, de 16 de abril de 2010, os estudos de validação são uma parte essencial das Boas Praticas de Fabricação (BPF) e devem ser conduzidos de acordo com:
Alternativas
Q568636 Farmácia
Pode ser considerado como um erro, durante a realização de um estudo clínico:
Alternativas
Q568635 Farmácia
Durante a concepção dos Protocolos de Validação de limpeza, é imprescindível a etapa de definição do insumo farmacêutico ou produto como “pior caso". De acordo com o que preconiza as normas e legislações, e demais referências pertinentes, a escolha do pior caso deve ser baseada:
Alternativas
Q568634 Farmácia
Com base na Resolução - RDC N° 17, de 16 de abril de 2010 que “Dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos", analise a tabela a seguir.

Imagem associada para resolução da questão 

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q568633 Farmácia
A validação de limpeza utiliza uma técnica analítica quantitativa denominada de análise do Carbono Orgânico Total (TOC), que é extremamente importante para validar os procedimentos de limpeza. Esse equipamento realiza a quantificação dos resíduos de fármacos presentes nos diversos tipos de amostras coletadas das superfícies dos equipamentos. O objetivo da analise é determinar a menor fração de carbono mensurável de acordo com o limite de detecção do equipamento. Com relação ao mecanismo utilizado pelo equipamento, julgue as alternativas a seguir, e assinale a que representar de forma correta o resumo do mecanismo pelo qual o equipamento quantifica o carbono presente nas amostras.
Alternativas
Q568632 Farmácia
No que tange a Validação de Limpeza, existem várias técnicas que são largamente utilizadas, para proceder a amostragem durante os procedimentos de validação. Uma técnica muito utilizada denomina-se de rinsagem com água purificada, com a amostra sendo retirada no ultimo enxágüe do equipamento. Com relação a esta técnica, podemos destacar as seguintes vantagens:
Alternativas
Q568631 Farmácia
A RDC N°17, de 16 de abril de 2010, preceitua que a qualificação e a validação não devem ser consideradas exercícios únicos. Após a aprovação do relatório de qualificação e/ou validação deve haver um programa contínuo de monitoramento, o qual deve ser embasado em uma revisão periódica. O compromisso da manutenção da situação de qualificação/validação deve estar descrito nos documentos relevantes da empresa, como:
Alternativas
Q568630 Farmácia
São considerados pré-requisitos fundamentais para dar iniciar aos procedimentos de validação de processo:

I. Métodos analíticos validados.

II. Equipamentos Qualificados (Instalação, Operação e Desempenho).

III. Procedimentos operacionais descritos e todos os funcionários treinados.

IV. Todos os fornecedores qualificados.

Assinale: 
Alternativas
Q568629 Farmácia
De acordo RDC N°17, de 16 de abril de 2010, a extensão da revalidação depende da natureza e da significância da mudança. As mudanças não devem afetar adversamente a qualidade do produto ou as características do processo. As alterações de equipamentos que envolvam a substituição do equipamento por um equivalente normalmente:
Alternativas
Q568628 Farmácia
A validação de limpeza dos equipamentos integrantes do processo produtivo de medicamentos de uma planta multipropósitos, ou equipamentos não dedicados é requisito imprescindível para assegurar que os produtos tenham a eficácia e segurança esperada. Os equipamentos não dedicados devem ser limpos de acordo com procedimentos de limpeza validados para evitar a contaminação cruzada. No caso de equipamentos dedicados, devem ser utilizados procedimentos de limpeza validados, considerando:
Alternativas
Q568627 Farmácia
Com relação à Qualificação de Instalação e Operação de equipamentos de produção, pode considerar como pré- requisito fundamental para o sucesso da aplicação desses documentos a constituição do material que foi fabricado, pois os equipamentos utilizados na produção não devem apresentar quaisquer riscos para os produtos. Portanto, as partes destes equipamentos em contato direto com o produto devem possuir as seguintes características:
Alternativas
Q568626 Farmácia
Segundo a RDC N°17, de 16 de abril de 2010, a validação de processos e sistemas é fundamental para se atingir os objetivos. É por meio do projeto e validação que um fabricante pode estabelecer com confiança que os produtos fabricados irão consistentemente atender as suas especificações. A documentação associada à validação deve incluir:

I. Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

II. especificações.

III. Plano Mestre de Validação (PMV).

IV. protocolos e relatórios de qualificação.

V. protocolos e relatórios de validação.

Assinale:
Alternativas
Q568625 Farmácia
De acordo com o que estabelece a RDC N°17, de 16 de abril de 2010, o fabricante é responsável pela qualidade dos medicamentos por ele fabricados, assegurando que sejam adequados aos fins a que se destinam, cumpram com os requisitos estabelecidos em seu registro e não coloquem os pacientes em risco por apresentarem segurança, qualidade ou eficácia inadequada. O cumprimento deste objetivo é responsabilidade:
Alternativas
Q568624 Farmácia
De acordo com a RDC N°17, de 16 de abril de 2010, são exemplos de itens que devem ser verificados por ocasião da aplicação do protocolo de Qualificação de Instalação (QI):
Alternativas
Q568623 Farmácia
Os relatórios das qualificações e validações realizadas devem refletir os protocolos seguidos e contemplar, no mínimo, o título, o objetivo do estudo, bem como fazer referência ao protocolo, detalhes de materiais, equipamentos, programas e ciclos utilizados e ainda, os procedimentos e métodos que foram utilizados. Com relação aos relatórios de qualificação, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados não devem atender aos critérios de aceitação.

II. Desvios e resultados fora dos limites devem ser investigados pela empresa.

III. Se os desvios forem aceitos, devem ser justificados.

IV. Quando necessário, devem ser conduzidos estudos adicionais.

Assinale:
Alternativas
Q568622 Farmácia
Toda não conformidade deve ser documentada e as alterações e correções feitas por meio de um documento chamado Controle de Mudanças. Esse controle deve ser estabelecido por intermédio de um Sistema de Gerenciamento de Mudanças com o objetivo de manter sob controle as alterações que venham a ter impacto sobre:
Alternativas
Q568621 Farmácia
Um aspecto essencial na validação de limpeza é determinar quanto de limpeza é suficiente. Apesar de oficialmente não endossar critérios adotados por indústrias farmacêuticas, o FDA (Food Drug Administration) dos Estados Unidos da América faz referência a critérios adotados pela empresa Eli Lilly, que estabelece os seguintes critérios (LeBlanc, 1999):

I. O equipamento deve estar visualmente limpo.

II. Qualquer agente ativo do produto após a limpeza deve estar presente em níveis máximos de 10 ppm ou 10 mg/g do produto após a limpeza em relação ao produto subseqüente.

III. Qualquer agente ativo do produto após a limpeza deve estar presente em níveis máximos de 1/100 da dose mínima diária da substância ativa em relação à dose máxima diária do produto subseqüente, calculado de acordo com a equação seguinte (LeBlanc, 1999): 

Imagem associada para resolução da questão


Onde:

L1 = Limite no produto subseqüente em mg/g

Z = Dose mínima diária do produto a ser limpo 

Assinale:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: B
5: D
6: A
7: B
8: E
9: D
10: C
11: E
12: A
13: B
14: A
15: D
16: E
17: C
18: E
19: E
20: A