Questões de Concurso Público Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL 2020 para Nutricionista

Foram encontradas 50 questões

Q1703500 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. São alimentos permitidos em uma dieta pastosa, entre outros, as verduras, os legumes e as frutas cruas duras; os grãos de leguminosas inteiros (como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico). II. Entre os alimentos permitidos na dieta pastosa, incluem-se as frutas cozidas picadas ou em forma de purê, as frutas cruas macias (como o mamão, a banana, o abacate e a melancia) , as frutas picadas ou raspadas em forma de papa e as frutas em calda picadas. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703502 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. O nutricionista materno infantil deve acompanhar a gestante durante toda a gravidez, auxiliando na sua dieta, realizando o controle do ganho de peso, prescrevendo psicotrópicos e orientando sobre o consumo de alimentos que ajudem a combater os principais sintomas de cada fase da gestação: enjoos, náuseas, vômitos, azia, sonolência, cansaço etc.  II. A dieta hídrica possui como objetivo fornecer líquidos e eletrólitos via oral para prevenir a desidratação, minimizar o trabalho do trato gastrintestinal e a presença de resíduos no cólon. É uma dieta altamente restritiva e nutricionalmente inadequada em todos os nutrientes. Não deve ser utilizada por mais de três dias, pois fornece uma quantidade limitada de quilocalorias, provenientes principalmente de carboidratos. Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q1703503 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. Sais minerais são substâncias inorgânicas produzidas pelo organismo de um ser vivo (como as glândulas parótidas do ser humano adulto), e que desempenham funções vitais para nós, ou seja, a presença delas favorece o equilíbrio e a manutenção de funções corporais básicas (processos metabólicos, condução de impulsos nervosos, contração dos músculos etc.). II. Quando se pretende emagrecer, a primeira medida a fazer é evitar consumir os alimentos que fornecem carboidratos, medida essa que traz alguns benefícios, como o aumento da força física, da disposição e da imunidade. Entre os alimentos ricos em carboidratos, encontram-se: macarrão, pães, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará, pinhão, farinhas, arroz, frutas, mel e geleias. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703504 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. Quanto à complexidade dos nutrientes, as dietas enterais podem ser classificadas em poliméricas, oligoméricas e monoméricas. Nas dietas poliméricas, os macronutrientes, em especial a proteína, estão em forma intacta (polipeptídios). Nas dietas oligoméricas, os macronutrientes, em especial a proteína, estão na forma parcialmente hidrolisada (oligopeptídeos). E nas dietas monoméricas, os macronutrientes, em especial a proteína, estão na forma totalmente hidrolisada (AA). II. A hepcidina, hormônio produzido pelo fígado, tem papel central na regulação da absorção intestinal de ferro. Quando as concentrações hepáticas de ferro estão elevadas, ocorre indução da expressão do gene para hepcidina. A hepcidina induz a internalização da ferroportina que é, então, degradada. O ferro acumulado nos enterócitos será excretado nas fezes à medida que essas células forem eliminadas e substituídas no trato gastrintestinal. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703505 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. A monitorização é uma sequência planejada de observações ou mensurações para avaliar se um determinado Ponto Crítico de Controle está sob controle e para produzir um registro fiel para uso futuro na verificação. Os procedimentos de monitorização devem ser efetuados rapidamente porque se relacionam com o produto em processo e não existe tempo suficiente para a realização de métodos analíticos mais complexos e demorados. Os métodos microbiológicos não podem caracterizar a monitorização, pois não é possível ter um resultado rápido. Os métodos físicos, químicos, observações visuais e sensoriais são preferidos, pois podem ser realizados rapidamente, de forma contínua ou em intervalos de tempo adequados para controle do processo. II. As principais causas das deficiências de micronutrientes são a alimentação insuficiente ou inadequada, uma redução nas necessidades de ingestão de alimentos (por exemplo, em gestantes, crianças e atletas), a presença de substâncias antinutricionais na dieta, que aumentam a absorção dos micronutrientes, e as infecções. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703506 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. Os lipídios compreendem as gorduras, os óleos e outros produtos de propriedades similares. Atuam no organismo como reservas de energia. Dependendo dos grupos aos quais pertencem, os lipídios possuem diversas funções. Por serem substâncias inorgânicas à base de cátions e íons metálicos, eles permitem a formação de hormônios e a constituição de membranas celulares. II. As planilhas manuais servem de orientação para o estoquista, tanto quanto ao controle da temperatura e validade quanto ao quantitativo. No momento do recebimento da matéria-prima e materiais em geral, atentar para os dados da nota fiscal, apresentação, temperatura e peso. Os preços deverão ser os negociados entre o fornecedor e o nutricionista ou o setor de compras. Os alimentos deverão apresentar boa aparência, sendo o peso e a temperatura conferidos. Atenção especial deverá ser dada às frutas que não amadurecem depois de serem colhidas. As embalagens devem estar sempre íntegras, e os alimentos resfriados deverão ser armazenados primeiro, em seguida os congelados e por último os que podem ser conservados em temperatura ambiente. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703507 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. As proteínas são compostas exclusivamente por elementos inorgânicos em sua molécula e, por isso, contribuem para a estrutura do organismo. Elas estão intimamente relacionadas com a composição dos tecidos do organismo como, também, estão presentes na composição de enzimas e hormônios. São indispensáveis tanto para o crescimento como para a forma de anticorpos, responsáveis pela defesa do organismo. II. A circunferência da cintura ou circunferência abdominal possibilita aferir a localização da gordura corporal. É um dos parâmetros para realização da avaliação nutricional do adulto e tem como objetivo complementar o diagnóstico nutricional. A circunferência da cintura tem relação direta com o padrão de distribuição do tecido adiposo (obesidade central), sendo um fator de risco de morbimortalidade. Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q1703508 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. A digestão de aminoácidos resulta em proteínas, que têm importância na síntese de vitaminas e de sais minerais, como a serotonina. Esses elementos provenientes dos aminoácidos são essenciais para o adequado funcionamento dos sistemas do corpo humano, pois determinam a forma como os impulsos elétricos serão conduzidos no corpo e quanta energia um indivíduo irá armazenar. II. A nutrição materno-infantil compreende alguns momentos distintos da vida de uma mulher, partindo das tentativas de engravidar e compreendendo, também, o período da gestação, da alimentação da mãe e do bebê. Um nutricionista materno infantil é capaz de orientar o casal sobre quais os melhores alimentos para a fertilidade feminina e masculina, podendo, ainda, prover orientação psicológica e pedagógica para a crianças nos seus primeiros anos de vida. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703509 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. O Receituário Padrão permite unir todas as fichas técnicas utilizadas na unidade. A partir dele, os cozinheiros poderão fazer consultas quando não se lembrarem de todas as etapas para elaboração de uma preparação, ou em um momento em que o nutricionista não estiver na unidade, ou ainda para sua consulta no momento de confeccionar o pedido de compras. Esse receituário deverá conter todas as fichas técnicas, não somente as utilizadas, mas também as pensadas para a unidade. II. Cerca de 6 meses depois do parto, inicia-se a introdução alimentar da criança, momento imprescindível de acompanhamento nutricional. O nutricionista, nessa fase, deve orientar como fazer a introdução dos alimentos na rotina do bebê, avaliar o ganho de peso e o crescimento da criança e, também, auxiliar os pais e os cuidadores a solucionar possíveis problemas do período, como as restrições alimentares, as dificuldades de aprendizado e as deficiências no desenvolvimento psicomotor. A nutrição desde o começo da vida é de grande importância para garantir um bom desenvolvimento da criança. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703510 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. O ganho de peso na gestação é oriundo não apenas do ganho ponderal do feto e da presença de edema, comum na gestação, mas é também proveniente das mudanças que ocorrem no organismo da mãe. Espera-se que no primeiro trimestre possa haver tanto manutenção do peso corporal quanto o ganho de 2kg ou a perda de até 3kg, sem causar comprometimento à saúde da mãe e do bebê. Nos segundo e terceiro trimestres, a recomendação do ganho de peso baseia-se no índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional, e a adequação desse ganho de peso está associada aos desfechos gestacionais favoráveis à mãe (menos complicações no parto e retenção de peso no puerpério) e ao bebê (peso adequado ao nascer). II. As proteínas têm bom valor biológico quando possuem todos os aminoácidos essenciais em proporções apropriadas. Proteínas de mau valor biológico, por sua vez, são aquelas deficientes em um ou mais aminoácidos essenciais. Produtos animais são fontes de proteína de bom valor biológico; produtos vegetais, em geral, contêm proteínas de mau valor biológico. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703511 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. As dietas de rotina são aquelas nas quais não existem restrições de nutrientes, existem apenas alterações quanto à consistência da comida, podendo ser líquida, leve, pastosa, branda e geral, quando o alimento não sofre nenhuma modificação. II. A dieta leve deve sempre ser evitada por pacientes em situação de pré ou pós operatório, no caso de alteração gastrointestinal ou dificuldades de mastigação e/ou deglutição. III. São exemplos de alimentos permitidos na dieta pastosa, entre outros, o arroz pastoso; o macarrão cabelo de anjo e ave-maria; os legumes em forma de purê ou picados bem cozidos; a gelatina, o pudim, o sagu, o arroz doce, os flans, o mousse e o sorvete.  Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703512 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos proibidos em uma dieta pastosa, entre outros, o leite, o milk-shake, o mingau; o suco de frutas, a vitamina de frutas, os chás, o café, a água de coco; o queijo branco e a ricota. II. São exemplos de alimentos permitidos em uma dieta líquida, entre outros, os alimentos de consistência sólida ou pastosa; crus ou cozidos; os condimentos fortes e picantes; e as bebidas alcoólicas e gaseificadas. III. As dietas terapêuticas, como o próprio nome diz, são dietas destinadas a terapias (tratamentos), nas quais são necessárias alterações dos nutrientes presentes, reduzindo sua quantidade (dieta hipoproteica = poucas proteínas), aumentando (dieta hiperproteica = muitas proteínas) ou ainda excluindo alguns nutrientes (dieta aproteica = sem proteínas). Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703513 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. A dieta líquida proíbe o consumo de certos alimentos, tais como a gelatina, os iogurtes, os mingaus líquidos, as vitaminas líquidas, os sucos e as sopas. II. Entre os alimentos permitidos na dieta leve incluem-se, entre outros: as frutas tenras cozidas sem casca e sem sementes; as frutas como o mamão, a pera e a banana macia, cruas ou em forma de purê; a gelatina, o pudim, o arroz doce, o mousse; a geleia, o mel, o requeijão, a margarina, a manteiga; a bolacha doce (maria, maizena ou de leite), de água e sal e a torrada. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703514 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. A dieta pastosa recomenda o consumo de certos alimentos, tais como os embutidos (como a salsicha e a linguiça), os enlatados, os frios, as conservas, os condimentos fortes e picantes (como a mostarda, o ketchup e a maionese). II. São exemplos de alimentos permitidos em uma dieta pastosa, entre outros, a bisnaga doce, os pães macios, as carnes vermelhas assadas, a farinha de mandioca seca, nozes secas, os bolos caseiros, a geleia, a margarina, a manteiga, o requeijão e o mel. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703515 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. A dieta leve é uma dieta de consistência semissólida, com alimentos que devem ser cozidos ou que sofrem ação mecânica para serem oferecidos secos e em grandes pedaços. II. Entre os alimentos permitidos na dieta líquida, pode-se incluir, entre outros, a água, os chás, o café, os sucos coados, as bebidas isotônicas, a água de coco, as sopas liquidificadas e coadas, os caldos de legumes à base de carne ou frango. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703516 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos permitidos na dieta pastosa, entre outros, os caldos, os consomês, as sopas cremosas, as sopas com legumes picados bem cozidos, as sopas com macarrão, as sopas à base de carne ou frango, a carne, o frango e o peixe desfiados ou moídos com molho. II. Uma dieta leve deve prever o consumo de certos alimentos, tais como as verduras e legumes crus, duros e flatulentos (como o pimentão, o repolho e o brócolis), assim como os grãos de leguminosas (como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico). Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703517 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos permitidos na dieta leve, entre outros, o leite e os seus derivados; o suco de frutas e vitamina de frutas; os caldos, os consomês, os cremes, as sopas com legumes cozidos em pedaços, as sopas com macarrão e à base de carnes. II. São exemplos de alimentos proibidos na dieta leve, entre outros, os doces concentrados, como a marmelada e a goiabada; os queijos gordurosos e picantes, como o gorgonzola, o parmesão e o muçarela; e os enlatados em geral, como o palmito, a ervilha, o milho verde, a sardinha e o atum. Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q1703518 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir:
I. De maneira geral, as dietas terapêuticas são utilizadas quando a doença que o paciente apresenta exige alterações nas quantidades de nutrientes. Estão sempre associadas a uma dieta de rotina como, por exemplo, a dieta pastosa hipoproteica. II. São exemplos de alimentos permitidos na dieta leve, entre outros, os legumes, como a abóbora, a cenoura, o chuchu, a abobrinha, a berinjela, a beterraba, a mandioca, a batata, a mandioquinha, o cará, o inhame e outros, cozidos e amassados em forma de purê, sem casca e sem sementes.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703519 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. A dieta líquida é indicada para pacientes com dificuldades de mastigação e/ou deglutição, nos pré e pós operatório e alterações do trato gastrointestinal. Ela tem o objetivo de proporcionar repouso ao trato digestório, quando alimentos sólidos não são bem tolerados. II. Caso seja mantida por tempo prolongado, a dieta líquida pode provocar carência de nutrientes, tornando-se necessário um acompanhamento contínuo com complemento nutricional para evitar a desnutrição. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1703520 Nutrição
Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos permitidos em uma dieta leve, entre outros, as bebidas alcoólicas e gaseificadas, os embutidos (como a salsicha e a linguiça), o bacon, a banha e os frios. II. Em uma dieta leve, são exemplos de alimentos proibidos, entre outros, a bisnaga doce; o mingau de cereais; o iogurte de frutas, o sorvete e os milk-shakes; o queijo branco, a ricota e o queijo cremoso. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: B
6: C
7: C
8: D
9: B
10: A
11: C
12: B
13: C
14: D
15: C
16: B
17: A
18: A
19: A
20: D