Questões de Concurso Público EPE 2012 para Analista de Gestão Corporativa - Administração Geral

Foram encontradas 30 questões

Q322232 Administração de Recursos Materiais
Uma organização que atua na área de saúde pública decidiu realizar uma redução da grande diversidade de itens empregados com uma mesma finalidade, visando, assim, à obtenção de melhores resultados no processo de gestão de materiais.

Esse procedimento adotado pela organização é denominado

Alternativas
Q322233 Administração de Recursos Materiais
Dentre as diversas medidas de administração de bens e materiais, uma autarquia federal iniciou o processo de inventário físico dos materiais e bens patrimoniais da organização.

A realização de inventário físico NÃO apresenta entre seus benefícios o fato de

Alternativas
Q322234 Direito Administrativo
As hipóteses de inexigibilidade de licitação encontram-se previstas na Lei no 8.666/1993 de maneira exemplificativa.

PORQUE

É absolutamente impossível que o legislador estabeleça de maneira exaustiva todas as hipóteses de inviabilidade de competição que justificam a contratação direta por inexigibilidade.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Q322235 Administração Geral
Aproveitando o modismo de implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), um gerente iniciou um estudo sobre os processos em seu setor.

Essa iniciativa, porém, foi um erro, pois ele, equivocadamente, acreditou que estudos de processos tivessem o objetivo de

Alternativas
Q322236 Atendimento ao Público
Ao chegar a uma empresa, determinada pessoa apresenta-se como parente do Gerente de Pessoal e solicita autorização para ir ao encontro dele. Conhecedor das normas estabelecidas no Plano Geral de Segurança (PGS), o agente de segurança adotará alguns procedimentos.

Entre os procedimentos a serem adotados pelo segurança NÃO consta o de que ele deve

Alternativas
Q322237 Direito Administrativo
A respeito dos convênios celebrados por órgãos e entidades da Administração Pública, considere as afirmações a seguir.

I – A Lei no 8.666/1993 não se aplica a convênios e instrumentos congêneres, uma vez que não há natureza contratual em tais ajustes.

II – A celebração de um convênio por órgão ou entidade da Administração Pública condiciona-se à autorização prévia do Poder Legislativo respectivo.

III – Em âmbito federal, a celebração de convênio com entidades privadas sem fins lucrativos depende da comprovação de desenvolvimento, por parte da entidade, de atividades referentes à matéria objeto do convênio durante os últimos três anos.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Q322238 Direito Administrativo
Os contratos administrativos de obras públicas e de serviços de engenharia, cujo valor estimado seja superior a R$ 5.000.000,00, devem ser precedidos de licitação na seguinte modalidade:

Alternativas
Q322239 Administração Pública
A União Federal celebrou convênio com a entidade sem fins lucrativos denominada “Instituto Viver Sorrindo”, transferindo-lhe recursos públicos para a consecução de um projeto de interesse comum. Para implementar o objeto do convênio, o Instituto deve contratar serviços com parte dos recursos repassados pela União.

Nesse caso, a contratação deverá observar os seguintes princípios:

Alternativas
Q322240 Administração Financeira e Orçamentária
Imagem 001.jpg

Devem constar desse instrumento de planejamento orçamentário os seguintes itens:

Alternativas
Q322241 Direito Administrativo
As compras realizadas no âmbito da Administração Pública, sempre que possível, devem ser processadas através de sistema de registro de preços.

Nesse sistema, o prazo máximo de validade é de

Alternativas
Q322242 Direito Administrativo
Uma empresa de construção civil cometeu uma série de irregularidades durante a execução contratual junto à Secretaria Municipal de Obras Públicas, sem que ocorressem fatos imprevisíveis ou de consequências incalculáveis, retardadores ou impeditivos da execução.

Na gestão dessa contratação, a Administração Pública tem o poder de aplicar algumas sanções que estão previstas em lei, EXCETO:

Alternativas
Q322243 Direito Administrativo
Após um ano, um contrato para a realização dos serviços de limpeza firmado entre uma empresa pública e uma empresa prestadora de serviços sofreu alteração dos valores contratados, com base no Índice Geral de Preços Médios (IGP-M).

Esse caso envolve uma situação de

Alternativas
Q322244 Atendimento ao Público
O telefone é o meio de comunicação mais utilizado no planeta; sua utilização, contudo, requer procedimentos específicos.

Um procedimento obrigatório em relação ao uso do aparelho telefônico consiste em:

Alternativas
Q322245 Direito Administrativo
A respeito das terceirizações no serviço público, considere as afirmações a seguir.

I – É vedada a contratação de serviço de terceirização para atividade-fim da Administração Pública.

II – A contratação de empresa para a prestação de serviço de terceirização deve ser precedida de licitação na modalidade concorrência, independente do valor estimado do contrato.

III – Em caso de contratação de mão de obra terceirizada, é vedado à Administração Pública indicar os prestadores de serviços e os salários a serem pagos, de modo a preservar a impessoalidade da contratação.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Q322246 Direito Administrativo
De acordo com Heli Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro, 1999), a Administração Pública, subjetivamente, é o conjunto de órgãos a serviço do Estado, e, objetivamente, é a expressão do Estado que age para a satisfação de seus fins. A administração pública brasileira pode ser classificada em administração direta e
administração indireta.

Associe os conceitos às características dos órgãos da Administração Pública.

Imagem 002.jpg

As associações corretas são:

Alternativas
Q322247 Direito Administrativo
Uma entidade da Administração Pública Federal celebrou contrato de prestação de serviços de copeiragem e recepção com a Empresa PQRS, após regular procedimento licitatório. O contrato foi celebrado pelo prazo de 12 meses, contemplando a previsão de reembolso de salários pela contratante e a subordinação dos empregados da
contratada à administração dessa contratante.

Nessa situação hipotética, constata-se que o contrato é juridicamente

Alternativas
Q322248 Administração Pública
De acordo com Heli Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro, 1999), o controle na Administração Pública é a faculdade de vigilância, orientação e correção que um poder, órgão ou autoridade exercem sobre a conduta funcional de outro.

Em relação aos conceitos, tipos e normatização sobre controles na Administração Pública, considere as afirmações abaixo.

I - A eleição periódica de governantes pode ser considerada uma forma de controle.

II - Os controles internos são também chamados de controles horizontais, e os externos, de verticais.

III - Todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – devem prestar contas aos Tribunais de Contas.

IV - Todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – exercem alguma forma de controle uns sobre os outros.

São corretas as afirmações

Alternativas
Q322249 Direito Administrativo
Um consórcio público formado pela União, pelo Estado X e pelo Município Y (localizado no Estado X) poderá celebrar diretamente, por dispensa de licitação, contrato de compra de bens cujo valor, em reais, seja, no máximo, de

Alternativas
Q322250 Direito Administrativo
Em âmbito federal, visando à seleção de projetos ou de entidades que tornem mais eficaz o objeto do ajuste, a celebração de convênio com entidades privadas sem fins lucrativos deve ser precedida de

Alternativas
Q322251 Direito Administrativo
Há um tipo de licitação previsto na Lei no 8.666/1993 que se caracteriza pela classificação dos proponentes, de acordo com a média ponderada das valorizações das propostas técnicas e de preço, e ainda de acordo com os pesos preestabelecidos no instrumento convocatório.

Essa licitação é do tipo

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: A
5: D
6: C
7: A
8: D
9: B
10: C
11: D
12: E
13: C
14: E
15: C
16: D
17: E
18: C
19: B
20: E