Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Técnico em Assuntos Educacionais - Filosofia
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Pode-se falar de uma forte base racional na filosofia do conhecimento de David Hume.
Pode-se falar de um a priori de base empírica, no que se refere ao conceito de causalidade, na filosofia do conhecimento de David Hume.
Quando David Hume emprega o termo “mente” no texto acima, pode-se considerá-lo, em alguma medida, como um lugar, um espaço, de idéias e impressões.
A citação acima não tem nenhuma relação com o conceito de causalidade de David Hume, pois as conexões necessárias referem-se a eventos passados apenas.
Julgue o item a seguir, considerando o texto acima e a filosofia de Santo Agostinho.
Se o mal não é uma substância, portanto, sob algum aspecto, a
matéria é boa, segundo Santo Agostinho.
Se o mal não é uma substância, o homem pode, em algum momento, praticar o mal sem se vincular à matéria, segundo Santo Agostinho, e, portanto, pecar.
Kant se ocupou exclusivamente do problema do conhecimento, em detrimento da faculdade do sentimento e do juízo estético.
Tendo como base a chamada implicação material, julgue o item seguinte.
Se a proposição α é verdadeira e a proposição β é verdadeira, então α → β é falsa.
Se a proposição α é falsa e a proposição β é verdadeira, então α → β é verdadeira.
Se a proposição α é verdadeira e a proposição β é falsa, então α → β é falsa.
Se a proposição α é falsa e a proposição β é falsa, então α → β é falsa.
A afirmação de Heráclito evidencia a exclusiva preocupação desse filósofo com a mudança.
É correto afirmar que, para os sofistas, o problema filosófico da verdade é importante.
Pode-se afirmar que, para Parmênides, o Ser seria o elemento constituinte inclusive dos quatro elementos — terra, fogo, ar e água —, na medida em que a combinação destes determina a mudança.
Julgue o item que se segue, tendo como referência as duas citações acima e o chamado período clássico da Filosofia.
Para os pré-socráticos, há sempre a postulação de um
elemento físico como sendo o constituinte das coisas do
mundo.
O imperativo categórico possui uma fundamentação empírica segundo a filosofia kantiana.
É correto afirmar que o segundo texto de Kant expressa, em alguma medida, algum elemento externo, não subjetivo, na constituição do conhecimento.
A solução de Kant para o problema do conhecimento envolve, em alguma medida, a estipulação de categorias para o entendimento.
Pode-se conceber o sentido de transcendental em Kant como sendo a posteriori.
A filosofia da Kant estipula a existência de juízos sintéticos a posteriori.