Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Gestão Pública
Foram encontradas 27 questões
O analista que pretenda levantar dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional deve privilegiar o uso do questionário com garantia de anonimato, procedimento que evita a emissão de falsas informações
O manual de procedimentos é documento normativo adequado para a descrição das atividades de interesse dos diversos órgãos de uma organização e para a veiculação das instruções corretas aos preparadores de informações a serem processadas.
O sucesso na elaboração do diagnóstico de análise administrativa demanda, entre outras atividades, a emissão de relatórios periódicos, principalmente no início e na conclusão de fases importantes.
Uma das desvantagens da adoção de uma estrutura descentralizada é a possibilidade de aproveitamento inadequado dos especialistas da organização.
O ciclo de vida da informação, cujas condições de produção e intermediação devem ser iguais para todos, engloba, entre outras fases, as de seleção e representação da informação e as de armazenamento e recuperação da informação.
Nas organizações, a adoção de uma estrutura centralizada favorece a agilidade na tomada de decisão e a maior criatividade na proposição de soluções.
O emprego do questionário como instrumento de levantamento de dados garante maior uniformidade na mensuração, além de possibilitar o anonimato
A cadeia cliente-fornecedor de um processo de atendimento ao cidadão pode contemplar elementos como fornecedor — cidadão, entradas — formulário de requisição, etapa — recebimento, saída — protocolo e inserção dos dados, cliente — setor de análise, nessa ordem.
Por meio da técnica de observação pessoal não é possível obter informações significativas e complexas, razão por que essa técnica não deve ser utilizada como forma de levantamento e análise da situação vigente da organização.
Ao elaborar manuais, a organização deve vincular-se às normas brasileiras compulsórias, podendo, ainda, submeter-se a normas de adesão voluntária.
Ao adotarem o processo de normalização, as organizações visam ao aperfeiçoamento da comunicação organizacional.
O processo de elaboração de uma norma brasileira deve ser iniciado pelo governo federal, por intermédio da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Denomina-se procedimento a norma mais genérica e abrangente, de acordo com a classificação de normalização.
Empregando-se o fluxograma vertical, utilizado para representar um fluxo simples dentro de uma unidade organizacional, é possível agilizar o preenchimento de formulários, já que eles são padronizados.
Em fluxograma de grande complexidade empregado na descrição de um processo, deve-se evitar a utilização de conectores.
Representa-se um questionamento relativo à aprovação da requisição de compras como uma operação, utilizando-se o símbolo de um triângulo.
O fluxograma é a técnica de representação gráfica utilizada para representar as operações da organização, suas unidades e as distâncias entre essas unidades ou entre pessoas e equipamentos.
No diagrama GUT, o aspecto tendência refere-se ao tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis em caso de não atuação sobre os custos elevados envolvidos no funcionamento da organização.
Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultados.
A utilização do princípio de Pareto pode fornecer ao analista
organizacional subsídios para o desenvolvimento das
atividades mais demandadas pelos cidadãos, as quais são,
geralmente, poucas se se consideram todas as atividades
desenvolvidas pela organização
Entre as dimensões clássicas de análise contempladas no diagrama de causa e efeito inclui-se a medida.