Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Suporte e Infraestrutura
Foram encontradas 70 questões
A governança de TI é de responsabilidade do nível operacional da administração, cuja atuação nas estruturas e nos processos organizacionais garante que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.
O portfólio de TI, metodologia para a priorização dos investimentos de TI, baseia-se no retorno de projetos e ativos e no seu alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio da organização.
Entre os fatores motivadores da governança de TI incluem-se o ambiente de negócio, a integração tecnológica, a segurança da informação, a dependência do negócio em relação à TI e os marcos de regulação.
A dependência do negócio em relação a TI é caracterizada pela estratégia definida pela organização, fábrica, suporte e mudança.
A organização, a função e a estrutura específicas de um PMO não dependem das necessidades da organização à qual o PMO dá suporte.
As atribuições de um PMO incluem o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos e a responsabilidade pelo gerenciamento direto de um projeto.
O objetivo do COBIT é desenvolver e manter os requisitos para os auditores certificados pelo comitê competente.
O objetivo do modelo de maturidade do COBIT é possuir um benchmark para a avaliação dos processos.
O gerenciamento de serviço é um conjunto especializado de habilidades organizacionais que propiciem o fornecimento de valor aos clientes em forma de serviço.
A meta do gerenciamento de acesso da ITIL é prevenir incidentes recorrentes.
Os guias complementares da ITIL são as publicações que fornecem orientações específicas para diferentes setores da indústria e das organizações.
A implantação do gerenciamento de serviço da ITIL requer preparação e planejamento do uso eficiente de pessoas, processo, parceiros e fornecedores.
Os cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos do PMBOK são Iniciação, Controle, Planejamento, Execução e Encerramento, nessa ordem.
O processo denominado planejar a qualidade consiste na identificação dos requisitos e(ou) padrões de qualidade do projeto e do produto, além da documentação que comprove como o projeto demonstrará a conformidade.
Na fase de iniciação do projeto, o termo de abertura do projeto é elaborado e aprovado pelo cliente e pelo gerente de projeto.
Conforme o PMBOK, a autoridade concedida a um gerente de projetos pode estar relacionada à sua habilidade de influenciar.
Em uma organização funcional, os funcionários são agrupados por especialidade, como produção, marketing, engenharia e contabilidade.
O ciclo de vida do projeto geralmente define que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase, o que está envolvido na fase e o seu controle.
Para garantir uma adequada fiscalização do produto final, recomenda-se contratar mais de uma solução de TI em um mesmo contrato.
O plano de sustentação deve constar da fase de planejamento da contratação.