Questões de Concurso Público TSE 2007 para Analista Judiciário - Arquivologia

Foram encontradas 50 questões

Q2219100 Arquivologia
  O conceito de arquivo vem sendo moldado há muitos anos. O mais antigo manual de arquivística, o Manual de Arranjo e Descrição dos arquivistas holandeses, publicado em 1898, conceituou arquivo como “o conjunto de documentos escritos, desenhos e material impresso, recebidos ou produzidos oficialmente por determinado órgão administrativo ou por um de seus funcionários, na medida em que tais documentos se destinavam a permanecer na custódia deste órgão ou funcionário”.
Associação dos Arquivistas Holandeses, 1975, p. 13 (com adaptações).

As mudanças do conceito de arquivo a partir das primeiras décadas do século XX não incluem o(a)
Alternativas
Q2219101 Arquivologia
  Hilary Jenkinson, arquivista inglês, afirmou que os arquivos “(...) têm, conseqüentemente, uma estrutura e uma natural relação entre suas partes, as quais são essenciais para sua significação. A qualidade de um arquivo só sobrevive em sua totalidade se sua forma e relações originais forem mantidas”.
Jenkinson. Apud Laroche, 1971, p. 8.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, acerca das características do conceito de arquivo.

I Apesar de coletados artificialmente, os documentos de arquivo são acumulados nos escritórios em função dos objetivos práticos da administração.
II Um dos níveis de informação contidos em um arquivo é aquele existente isoladamente no documento de arquivo.
III Um dos níveis de informação contidos em um arquivo é aquele existente no arquivo em si, naquilo que o conjunto, em sua forma, em sua estrutura, revela sobre a instituição ou sobre a pessoa que o criou.
IV Ser um conjunto orgânico acumulado por uma dada atividade jurídico-administrativa é uma das características principais de um arquivo.

A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas
Q2219102 Arquivologia
Luciana Duranti privilegia o caráter contextual do documento arquivístico e diz que os documentos são inerentemente verdadeiros, isto é, as razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações. A característica do documento de arquivo a que a autora se refere é o(a)
Alternativas
Q2219103 Arquivologia
A arquivística pode ser abordada de três maneiras: uma maneira unicamente administrativa (records management), cuja principal preocupação é ter em conta os arquivos corrente e intermediário; uma maneira tradicional, que põe a tônica exclusivamente no arquivo permanente; ou, por último, uma maneira que tem como objetivo ocupar-se, simultaneamente, dos arquivos corrente, intermediário e permanente. Essa última abordagem é conhecida como arquivística integrada, proposta pelos canadenses. Não faz parte dos objetivos da arquivística integrada
Alternativas
Q2219104 Arquivologia
Julgue os itens abaixo, relativos aos arquivos no âmbito da gestão da informação.

I Os arquivos não podem, por suas características específicas, ser tratados como recurso informacional primário da organização.
II O acesso rápido e eficiente é incompatível com a manutenção da qualidade da informação.
III O arquivo é uma fonte privilegiada, pois registra, prova, testemunha e fala sobre as funções e atividades desenvolvidas pela organização.
IV O arquivo é um recurso estratégico, pois é uma fonte de informação para a tomada de decisão, para a garantia de direitos e deveres e para a produção de novas informações.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: D