Questões de Concurso Público TSE 2007 para Analista Judiciário - Arquivologia

Foram encontradas 50 questões

Q2219100 Arquivologia
  O conceito de arquivo vem sendo moldado há muitos anos. O mais antigo manual de arquivística, o Manual de Arranjo e Descrição dos arquivistas holandeses, publicado em 1898, conceituou arquivo como “o conjunto de documentos escritos, desenhos e material impresso, recebidos ou produzidos oficialmente por determinado órgão administrativo ou por um de seus funcionários, na medida em que tais documentos se destinavam a permanecer na custódia deste órgão ou funcionário”.
Associação dos Arquivistas Holandeses, 1975, p. 13 (com adaptações).

As mudanças do conceito de arquivo a partir das primeiras décadas do século XX não incluem o(a)
Alternativas
Q2219101 Arquivologia
  Hilary Jenkinson, arquivista inglês, afirmou que os arquivos “(...) têm, conseqüentemente, uma estrutura e uma natural relação entre suas partes, as quais são essenciais para sua significação. A qualidade de um arquivo só sobrevive em sua totalidade se sua forma e relações originais forem mantidas”.
Jenkinson. Apud Laroche, 1971, p. 8.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, acerca das características do conceito de arquivo.

I Apesar de coletados artificialmente, os documentos de arquivo são acumulados nos escritórios em função dos objetivos práticos da administração.
II Um dos níveis de informação contidos em um arquivo é aquele existente isoladamente no documento de arquivo.
III Um dos níveis de informação contidos em um arquivo é aquele existente no arquivo em si, naquilo que o conjunto, em sua forma, em sua estrutura, revela sobre a instituição ou sobre a pessoa que o criou.
IV Ser um conjunto orgânico acumulado por uma dada atividade jurídico-administrativa é uma das características principais de um arquivo.

A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas
Q2219102 Arquivologia
Luciana Duranti privilegia o caráter contextual do documento arquivístico e diz que os documentos são inerentemente verdadeiros, isto é, as razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações. A característica do documento de arquivo a que a autora se refere é o(a)
Alternativas
Q2219103 Arquivologia
A arquivística pode ser abordada de três maneiras: uma maneira unicamente administrativa (records management), cuja principal preocupação é ter em conta os arquivos corrente e intermediário; uma maneira tradicional, que põe a tônica exclusivamente no arquivo permanente; ou, por último, uma maneira que tem como objetivo ocupar-se, simultaneamente, dos arquivos corrente, intermediário e permanente. Essa última abordagem é conhecida como arquivística integrada, proposta pelos canadenses. Não faz parte dos objetivos da arquivística integrada
Alternativas
Q2219104 Arquivologia
Julgue os itens abaixo, relativos aos arquivos no âmbito da gestão da informação.

I Os arquivos não podem, por suas características específicas, ser tratados como recurso informacional primário da organização.
II O acesso rápido e eficiente é incompatível com a manutenção da qualidade da informação.
III O arquivo é uma fonte privilegiada, pois registra, prova, testemunha e fala sobre as funções e atividades desenvolvidas pela organização.
IV O arquivo é um recurso estratégico, pois é uma fonte de informação para a tomada de decisão, para a garantia de direitos e deveres e para a produção de novas informações.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q2219105 Arquivologia
Em relação a informação orgânica, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2219106 Arquivologia
No Brasil, a definição de gestão de documentos encontrou sua melhor expressão no texto da Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Acerca da gestão de documentos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2219107 Arquivologia
A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado “A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação”. Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:
Alternativas
Q2219108 Arquivologia
A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos. Não se inclui entre tais contribuições
Alternativas
Q2219109 Arquivologia
O diagnóstico da situação arquivística é um instrumento fundamental para se conhecer a amplitude dos problemas e construir soluções adequadas. Assinale a opção incorreta sobre o diagnóstico. 
Alternativas
Q2219110 Arquivologia
Em um diagnóstico da situação arquivística, é fundamental quantificar o acervo documental. As informações quantitativas servirão para prever tempo, equipe e material. Acerca da quantificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2219111 Arquivologia
Em relação aos arquivos correntes, é correto afirmar que
Alternativas
Q2219112 Arquivologia
Em relação aos arquivos intermediários, assinale a opção incorreta.
Alternativas
Q2219113 Arquivologia
O protocolo desempenha uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a de registro, que pode ser definida como 
Alternativas
Q2219114 Arquivologia
A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assinale a opção correta em relação à avaliação de documentos.
Alternativas
Q2219115 Arquivologia
A organização dos arquivos intermediários consiste no estabelecimento de normas precisas que regem a transferência, do setor de trabalho para os locais previstos para esse fim, a organização, a recuperação e a conservação dos documentos intermediários que os compõem. Para tal, o arquivista deve respeitar certo número de elementos de base. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta
Alternativas
Q2219116 Arquivologia
Na identificação diplomática do documento, deve-se estabelecer e reconhecer, seqüencialmente, a
Alternativas
Q2219117 Arquivologia
Louise Gagnon-Arguin apresentou uma classificação de categorias documentais capaz de fazer aproximar, sob cada uma de suas classes, os tipos documentais de forma mais estreita do que a classificação tradicional em normativos, testemunhais e informativos. A categoria intitulada documentos constitutivos inclui
Alternativas
Q2219118 Arquivologia
Assinale a opção que contenha apenas tipologias documentais.
Alternativas
Q2219119 Arquivologia
Schellenberg define arranjo como o “processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e o agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si”. Nessa definição, a expressão “relação significativa” é utilizada com o sentido de princípio da
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: D
6: D
7: B
8: A
9: D
10: D
11: B
12: D
13: D
14: D
15: C
16: D
17: B
18: C
19: A
20: B