Questões de Concurso Público Prefeitura de Pouso Alegre - MG 2024 para Professor PIII - Ensino Religioso

Foram encontradas 24 questões

Q2469499 Pedagogia
Existe uma espécie de taxionomia integrada para a percepção curricular, didática e pedagógica, que caracteriza três planos de aprendizagem: a disciplina no nível curricular; a interdisciplinaridade no nível didático; e, a transdisciplinaridade no nível pedagógico. Se a disciplina se refere aos conteúdos de aprendizagem de cada uma das matérias do currículo, para além dos programas de estudos, a interdisciplinaridade, em seu sentido restrito, corresponde a uma interseção estrutural da diversidade de conhecimentos ensinados, e se situa no plano didático, tanto que a transdisciplina engloba o conteúdo das matérias e o princípio da organização do pensamento, ela os ultrapassa no que tange à globalidade do aprendiz na interação contextualizada de um funcionamento comportamental expressivo, às vezes cognitivo, socioafetivo e psicomotor, diretamente fixado sobre a realidade. Podemos dizer que a interdisciplinaridade, no nível didático, EXCETO:
Alternativas
Q2469500 Pedagogia
Na escola, é comum encontrar uma variedade de expressões religiosas entre os alunos, professores e funcionários. Essa diversidade reflete a pluralidade cultural e religiosa da sociedade em que estamos inseridos. Por meio de diálogos respeitosos e práticas inclusivas, a escola promove um ambiente onde diferentes religiosidades coexistem pacificamente, contribuindo para a formação de cidadãos tolerantes e conscientes da importância do respeito às diferenças religiosas. Neste contexto, o estudante, regularmente matriculado em uma instituição de ensino pública ou privada, que necessite se ausentar de uma prova agendada para um dia em que sua religião proíbe a realização de tais atividades, deve usufruir de alguns direitos referendados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996. O direito estudantil a que se refere esta situação é o de:
Alternativas
Q2469501 Pedagogia
Laura, 12 anos, cheia de curiosidade e vontade de aprender, cega desde o nascimento, frequentava uma escola regular sem acesso à tecnologia assistiva ou apoio adequado. Na sala de aula, Laura sentava-se em sua carteira, muitas vezes isolada das atividades que estavam acontecendo ao seu redor. Seus livros didáticos eram simplesmente em Braile, sem recursos adicionais como áudio ou softwares de leitura de tela. Ela dependia, exclusivamente, de sua memória auditiva e da ajuda ocasional de colegas para entender o conteúdo. Os professores, sobrecarregados e sem treinamento adequado em educação inclusiva, raramente encontravam tempo para adaptar as atividades para atender às necessidades de Laura. Além disso, a escola não disponibilizava materiais educativos adaptados, como mapas táteis ou modelos em relevo, tornando ainda mais difícil para Laura compreender conceitos abstratos ou geográficos. Após as ações que culminaram no atendimento adequado às especificidades do caso de Laura, a situação mudou proporcionando um desenvolvimento satisfatório e com a equidade necessária. Os agentes da mudança se apoiaram em orientações expressas no ECA, que preveem que:
Alternativas
Q2469502 Pedagogia
As observações piagetianas sobre o comportamento infantil trazem implícita a hipótese de que, assim como existem estruturas específicas para cada função do organismo, existem estruturas específicas para o ato de conhecer, capazes de produzir conhecimento necessário e universalização perseguido pela filosofia. Piaget acredita, ainda, que essas estruturas não aparecem prontas no organismo, antes sim possuem uma gênese que justificaria o contraste entre a lógica infantil e a lógica adulta. Por meio do exercício dos reflexos biológicos, que se transformam em esquemas motores, bem como da ação, a criança constrói, gradativamente, suas estruturas cognitivas que se manifestam em uma organização sequencial chamada por Piaget de estágios de desenvolvimento cognitivo. Os esquemas, definidos como estratégias de ação generalizáveis, correspondem no comportamento apresentado na afirmativa: 
Alternativas
Q2469503 Pedagogia
As teorias de currículo incluem perspectivas como a tradicional, centrada no conteúdo; a crítica, que questiona as relações de poder; e, a pós-crítica, que busca novas alternativas para a teoria curricular, valorizando a diversidade e a experiência dos alunos. No contexto pós-crítico, o propósito da investigação no campo do currículo é buscar uma visão de revelação original para mundos não conhecidos, o estudo da experiência educacional subjetiva e a transgressão como instrumento pedagógico. Na perspectiva pós-crítica, encontra-se o pensamento multiculturalista em suas diferentes linhas. Em geral, os teóricos pós- -críticos sustentam-se na cultura como campo de estudos, nas práticas curriculares para compreenderem as relações e para possibilitar a construção de significados. A perspectiva crítica do multiculturalismo cultiva duas vertentes: uma concepção denominada pós-estruturalista e outra materialista. Na visão materialista
Alternativas
Q2469504 Pedagogia
Wallon enfatizou a importância do papel do educador como mediador ativo no desenvolvimento integral do estudante, contribuindo para a compreensão mais profunda dos processos de aprendizagem e o desenvolvimento na educação. Podemos dizer que Wallon abraçou a causa da educação e que sua vida é o retrato de um professor apaixonado por sua ciência e por sua arte de ensinar. Para além da potência das contribuições teóricas e metodológicas da psicologia, sua vida inspira os professores, sobretudo por um modo compromissado de lutar pela transformação da sociedade e pela emancipação humana. São pressupostos de sua teoria:

I. A pessoa está em contínuo processo: existem mudanças e transformações acontecendo na pessoa do início ao fim de sua vida. Tais mudanças produzem tensões internas nos conjuntos funcionais, cujo jogo das forças se mantém de acordo com a integração entre organismo e meio.
II. A totalidade: a cada instante do processo o conjunto resultante é a pessoa total. Todo o processo de desenvolvimento resulta em uma individualidade, em uma singularidade que emerge das relações internas do sujeito e da sua existência objetiva neste mundo.
III. Relação entre existência social e existência individual: tal relação se dá continuamente e é marcada sobremaneira pelo momento social, histórico e concreto em que cada existência individual se desenrola.
IV. O desenvolvimento aberto e está sempre acontecendo: o homem é um ser em movimento, sempre inacabado e em contínua transformação.
V. Processo marcado por crises e conflitos entre diferentes estágios de desenvolvimento: tais crises são oriundas do encontro entre atividades e novas demandas provenientes do meio, que podem ter origem endógena ou exógena. 
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2469505 Pedagogia
Em determinada escola de ensino médio, a diretora observa um aumento preocupante no número de alunos com indícios de transtornos alimentares. Buscando promover o bem-estar dos estudantes, ela organiza uma série de atividades educativas sobre saúde mental e transtornos alimentares durante a Semana da Saúde. Durante uma palestra sobre o tema, um aluno levanta a mão e relata o caso de uma amiga que, apesar de ter um peso considerado baixo para sua idade, apresenta os seguintes comportamentos:

Insatisfação constante com o corpo: a amiga do aluno sempre se acha acima do peso, mesmo quando está abaixo do ideal.
Percepção distorcida da imagem corporal: ela acredita que as roupas não lhe caem bem, mesmo quando vestem perfeitamente.
Irritabilidade em relação ao peso: ela se irrita quando amigos comentam que não precisa fazer dieta, podendo até mesmo se afastar em momentos de confraternização com comida.
Restrição alimentar: em alguns momentos, a amiga do aluno evita se alimentar, principalmente quando está com amigos que estão comendo. • Isolamento social: ela se isola em momentos de consumo de alimentos, como durante a merenda escolar.
Considerando a descrição do aluno, qual dos transtornos alimentares a seguir apresenta maior compatibilidade com os sintomas da sua amiga?
Alternativas
Q2469506 Pedagogia
As teorias educacionais contemporâneas refletem uma abordagem mais holística e inclusiva, buscando promover uma educação que atenda às necessidades individuais dos alunos e prepare-os para os desafios do século XXI. Incluem perspectivas como o construtivismo, que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, a pedagogia crítica, que busca a conscientização e a transformação social, e o humanismo, que valoriza o desenvolvimento integral do ser humano. Nesse contexto, em seu relatório “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, Jacques Delors propôs os quatro pilares da educação como base para a formação integral do indivíduo no século XXI. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2469507 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta uma visão abrangente sobre o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes ao longo dessa etapa educacional. É um documento orientador que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. Ela visa garantir uma educação de qualidade, promovendo a equidade e a formação integral dos alunos, além de servir como referência para a elaboração dos currículos escolares em todo o país. Tendo em vista a BNCC, assinale a afirmativa que melhor caracteriza as principais ênfases e desafios para cada fase do ensino fundamental.
Alternativas
Q2469508 Pedagogia
A teoria de aprendizagem de Vygotsky, também conhecida como sociocultural ou sócio-histórica, destaca a influência do ambiente social e cultural no desenvolvimento cognitivo humano. Ele enfatiza a importância da interação social e da mediação cultural na construção do conhecimento e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a linguagem, o pensamento e a aprendizagem. Em sua teoria se considera a característica social e cultural dos processos psicológicos superiores, a origem social dos sistemas simbólicos mediadores, que possibilitam o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, o desenvolvimento como passagem do interpsíquico ou intermental ao intrapsíquico ou intramental, além do conceito de zona de desenvolvimento proximal. Para Vygotsky, há uma relação complexa e dinâmica entre a aprendizagem e o desenvolvimento. Está de acordo com a teoria de Vygotsky:

I. Dependendo da sua complexidade, há aprendizagens que incidem muito, como a aprendizagem da aritmética e da língua escrita, e outras que não incidem sobre o desenvolvimento psicológico, como andar de bicicleta.
II. O ensino não deve ser direcionado para que a criança ou o adolescente já sabe. Deve antecipar-se ao desenvolvimento. O educador precisa provocar o desenvolvimento por meio do conhecimento científico.
III. Para Vygotsky, é o desenvolvimento que gera aprendizagem. Cabe ao educador intervir na zona de desenvolvimento real, no espaço compreendido entre o que a criança já sabe fazer e o que só conseguiria realizar com auxílio de uma pessoa mais experiente, para provocar avanços na aprendizagem.
IV. A internalização de formas culturais de comportamento está relacionada à reconstrução, por meio das operações com signos da atividade psicológica. 
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2606645 Pedagogia

Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico.

(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.)


No texto, é possível perceber que:

Alternativas
Q2606646 Pedagogia
Imagine que um professor de ensino religioso do ensino fundamental está no processo de preparação de uma aula sobre a “religião e suas consequências práticas ao longo da existência da humanidade”. Em sua aula, irá lançar mão de uma metodologia ativa de gameficação, em que os alunos serão divididos em grupos e competirão entre si através de vários desafios organizados por etapas. Em uma dessas etapas, o professor pretende levar a turma a visualizar os impactos da religião na geopolítica. Nesta fase, o grupo terá 15 minutos para pesquisar e preparar uma explicação oral, coerente e clara, sobre um dos conflitos que tenha ocorrido no mundo com motivação, centrada e explícita, em questões religiosas. Entre as opções a seguir, qual o único conflito que é adequado para ser utilizado pelos alunos nessa aula?
Alternativas
Q2606647 Pedagogia

Os tópicos a seguir procuram demonstrar elementos que, quando em conjunto, são identificadores de grupos extremistas religiosos no século XXI. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Visão totalitária, isto é, em que o mundo é visto, por um lado, completamente bom, em luta com outro, completamente mau. Verdades absolutas sustentam as ações e pensamentos.

( ) Liderança carismática que, em público, fala de maneira provocativa e contundente por meio de generalizações vagas.

( ) Crença de que aproveitar ou criar um ambiente de caos e injustiça seja a pior maneira de gerar pessoas com real disposição para se envolver em suas causas.

( ) Interpretações abrangentes, adequadamente contextualizadas e com profundo rigor teológico dos textos das escrituras religiosas.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2606648 Pedagogia

No contexto da história do Cristianismo, sobre a reforma protestante, analise as afirmativas a seguir.


I. John Wyclif foi sucessor de Lutero no processo da reforma protestante ao liderar um movimento dissidente ao Catolicismo por volta do final no século XVI e início do século XVII.

II. Lutero, um professor de Teologia, não tinha a intenção de se separar da Igreja Romana, quando escreveu as 95 teses. Seu propósito era abordar questões da salvação que o preocupavam profundamente.

III. Ao vislumbrar ganhos, confiscando as propriedades da Igreja, alguns líderes políticos apoiaram Lutero, assim como a nova classe de capitalistas, que se beneficiaria com uma estrutura social mais aberta.

IV. A separação trazida pela reforma protestante provocou, exclusivamente, a pertinácia dogmática dentro da Igreja Romana. A ortodoxia doutrinal foi preterida diante das novas relações de poder.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2606649 Pedagogia

No tocante ao ensino religioso, observe as legislações constitucionais a seguir:


Art 168: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio.”

Art. 210: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.”

Art.72: “Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer pública e livremente o seu culto...”; “Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos”; “Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial nem terá relações de dependência ou aliança com o governo.”

Art. 153: “O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.”


As matérias das legislações citadas no enunciado são encontradas, respectivamente, nos textos constitucionais brasileiros de:

Alternativas
Q2606650 Pedagogia

O Judaísmo tem origem remontada ao ano de 2000 a.C., aproximadamente. Os nomes vinculados à sua fundação pelos judeus são Abraão e Moisés. Os cultos são realizados nas sinagogas, ainda sendo estas utilizadas como espaços dedicados à educação e aos assuntos coletivos. Em termos de organização clerical, há a divisão em congregações, que escolhem individualmente seus rabinos. Ao longo da história, alguns livros foram constituídos como sagrados.

(Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/religioes/judaismo.htm. Adaptado.)


São considerados livros sagrados do Judaísmo, EXCETO:

Alternativas
Q2606651 Pedagogia

Observe as citações a seguir:


“Todos os Budas dos dez cantos do Universo entram na estrada única do Nirvana. Onde começa essa estrada...”

(koan Zen – budista.)

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo.”

(Hebreus 1:1-2.)

“O mestre disse: ‘Transmiti o que me foi ensinado sem acrescentar nada de mim. Fui fiel aos antigos e os amei’.”

(Analectos de Confúcio, 7.1.)

“Eu nasço em todas as eras para proteger os bons, destruir o mal e restabelecer a lei.”

(Bhagavad Gita 4.7-8.)

“Nada é dito para você (Maomé), exceto o que foi dito para os mensageiros que vieram antes de você.”

(Alcorão, 41-43.)

“Disse Moisés a Deus: ‘Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?’. Disse Deus a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros’.”

(Êxodos 3, 13-14.)


A partir da relação entre as citações, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2606652 Pedagogia

Analise as afirmativas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.


 I. “Hinduísmo, que tem cerca de 800 milhões de praticantes em todo o mundo (em sua maioria pessoas que nasceram na Índia ou descendentes de indianos), destaca-se das outras grandes religiões pelo fato de que sua origem não remonta a nenhum indivíduo ou acontecimento histórico específico. A fé, que é tão diversa quanto a própria Índia, é uma extraordinária coleção de variações e expansões – algumas antigas, outras mais recentes. Essa religião profundamente variada dá uma ênfase muito grande ao ato de libertar-se do mundo que vemos e na eliminação das amarras que nos prendem ao plano material da existência, chegando a incluir a identidade pessoal. Por toda a sua complexidade, interconexão e desenvolvimento contínuo, esse cerne místico do Hinduísmo perdura até hoje.”


PORQUE


II. “Segundo a tradição, Brahma teve quatro filhos que deram origem às quatro castas: brâmanes (os que saíram da boca de Brahma) são a mais elevada; os sudras (os que saíram dos braços de Brahma) são os guerreiros; os xátrias (os que saíram das pernas de Deus ou Brahma) são os camponeses e comerciantes; os vaishya (aqueles que saíram dos pés de Brahma), são os servos e escravos. Os párias, a quinta categoria, nem são considerados uma casta. São pessoas que ou cometeram ‘crimes’ e desobedeceram às leis sagradas ou tiveram ascendentes ‘acusados’ disso. Portanto, filho de pária, pária é. Socialmente são considerados um ‘nada’. A eles, em tese, é proibido viver nas cidades e até mesmo ler qualquer um dos livros sagrados. Em alguns pontos da Índia, essa determinação tem sido rejeitada mesmo por membros de castas mais elevadas.”


Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2606653 Pedagogia
A religião, ao longo da história, demonstrou ter uma influência significativa e multifacetada na vida das pessoas e nas sociedades em que está inserida. Essa influência pode ser positiva, contribuindo para o fortalecimento de valores morais, coesão social, senso de comunidade, solidariedade, esperança e consolo em momentos de dificuldade. Por outro lado, também pode ter impactos negativos, como a intolerância religiosa, o fundamentalismo, o conflito inter-religioso, a discriminação, a violência em nome da religião e a limitação da liberdade de pensamento e expressão. A seguir, assinale a única alternativa que possui um texto que expressa uma conceituação coerente com o enunciado.
Alternativas
Q2606654 Pedagogia

“O _________________ é a religião original do Japão. Focada na natureza, incorpora uma série de antigos ritos mitológicos desse país e passou por muitas formulações e revisões estruturais ao longo dos séculos. Está relacionada às religiões da Manchúria, Coreia e a da região que hoje é conhecida como Sibéria. Em seus primórdios, não tinha um nome, texto ou dogma. É uma das religiões mais antigas do mundo; suas origens remontam à Pré-história. A institucionalização formal de muitas de suas formas não ocorreu até a metade do primeiro milênio a.C., quando foi considerado necessário distinguir as formas originárias japonesas das influências religiosas da China.”


Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: A
6: A
7: B
8: A
9: C
10: C
11: A
12: D
13: A
14: C
15: A
16: B
17: C
18: B
19: D
20: C