Questões de Concurso Público SEAD-PA 2013 para Auditor Fiscal de Receitas Estaduais, Conhecimentos básicos

Foram encontradas 60 questões

Q525830 Direito Administrativo
Quanto à Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992), é correto afirmar que:
Alternativas
Q525831 Direito Administrativo
Em relação à licitação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q525832 Direito Administrativo
Quanto à responsabilidade civil do Estado, avalie os itens abaixo e assinale a alternativa correta.


I. São pressupostos para aplicação da responsabilidade objetiva a ocorrência do “fato administrativo", o dano e o nexo causal.

II. A aplicação da responsabilidade objetiva do Estado exclui a necessidade de prova da culpa do agente estatal, bem como a de eventual participação do lesado quando tiver concorrido com culpa para o evento danoso.

III. Em relação a ocorrência dos “fatos imprevisíveis", como força maior e caso fortuito, importa verificar o fato e os danos causados, pois em havendo “concausa" pela ação ou omissão do Estado, não há excludente de responsabilidade.


A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 

Alternativas
Q525833 Direito Administrativo
Considerando-se a doutrina administrativa brasileira sobre poder de polícia, avalie os itens a seguir e assinale a alternativa correta.


I. O poder de polícia administrativo das pessoas políticas da federação, inclusive Estados-membros, Distrito Federal e Municípios é classificado como misto.

II. A doutrina não admite a existência de poder de polícia delegado, pela impossibilidade de outorga a pessoas jurídicas de natureza privada.

III. O exame de ordem mantido pela OAB não pode ser admitido como poder de polícia baseado na faculdade genérica de fiscalização profissional, mesmo havendo lei regulamentadora.


A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 

Alternativas
Q525834 Direito Civil
Para o direito civil brasileiro, a respeito da cessão de contrato, é correto afirmar que:
Alternativas
Q525835 Direito Civil
Em relação aos bens e classes de bens, dispõe o Código Civil Brasileiro:
Alternativas
Q525836 Direito Empresarial (Comercial)
A respeito da aplicação da Disregard Doctrine no direito brasileiro, avalie as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Na hipótese de arrematação da empresa falida ou suas filiais, a nova lei de falências permite a responsabilização do arrematante quando for sócio de sociedade falida ou identificado como agente do falido com objetivo de fraudar a sucessão, admitindo, portanto, expressamente a desconsideração da personalidade jurídica.

II. O reconhecimento da realidade de fato do grupo de empresas e a possibilidade de sua responsabilização conjunta é admitido no direito brasileiro a partir do novo Código Civil de 2002.

III. O desvio de finalidade e a confusão patrimonial são os critérios de caracterização do abuso de personalidade jurídica, o qual autoriza a aplicação da sua desconsideração.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 

Alternativas
Q525837 Direito Penal
Em relação ao crime de falsificação de documento público, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q525838 Direito Penal
Quanto à Lei de Abuso de autoridade (Lei 4.898/1965), afirma-se que:
Alternativas
Q525839 Direito Penal
Em relação ao crime de corrupção ativa, entende-se corretamente que:
Alternativas
Q525840 Direito Constitucional
Quanto aos tipos de Constituição, afirma-se que:
Alternativas
Q525841 Direito Constitucional
Considerando a evolução do controle difuso de constitucionalidade na jurisprudência do STF, é correto afirmar que:
Alternativas
Q525842 Direito Constitucional
As Constituições de Estados Federativos costumam adotar regras para distribuição de competências constitucionais, administrativas e legislativas. Assim também a Constituição Brasileira de 1988. Quanto à repartição de competências legislativas, afirma-se que:
Alternativas
Q525843 Direito Constitucional
Uma das mais relevantes garantias de direitos fundamentais é o Mandado de Segurança. A seu respeito, depreende-se, segundo a Constituição Federal de 1988:
Alternativas
Q525844 Direito Constitucional
O Mandado de Injunção (MI) é instituto trazido pela Constituição brasileira de 1988 e figura dentre as garantias de direitos fundamentais. Acerca dele é correto afirmar que:
Alternativas
Q525845 Direito Constitucional
Quanto aos servidores públicos civis, as disposições estabelecidas na Constituição Federal de 1988, com respectivas reformas, afirma-se que:
Alternativas
Q525846 Legislação Estadual
Cabe a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, segundo a Constituição Estadual de 1989:
Alternativas
Q525847 Direito Constitucional
A respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é correto afirmar que:
Alternativas
Q525848 Direito Constitucional
Os tratados internacionais sobre direitos humanos no Brasil são objeto de amplo debate acerca das condições de sua incorporação ao ordenamento jurídico pátrio. A respeito de tal debate, após a EC 45/2004, afirma-se que:
Alternativas
Q525849 Direito Constitucional
O constitucionalismo é um movimento anterior ao advento das Constituições modernas e plasmou as democracias liberais. Na sua base, a teoria do Poder Constituinte altera profundamente as concepções anteriores sobre os fundamentos do poder político. No que se refere a teoria supracitada é correto afirmar que:


I. O poder constituinte originário é o que faz a Constituição e, em razão da estrita legalidade, obedece limites formais, sendo essencialmente jurídico.

II. O poder constituído ou derivado conhece limitações tácitas e expressas, sendo poder notadamente jurídico, tendo como objeto a reforma do texto constitucional.

III. De acordo com a doutrina da soberania nacional, o poder constituinte é exercido pelos órgãos constituídos de uma nação, como titulares de uma soberania ordinária.


A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: A
6: C
7: D
8: A
9: E
10: E
11: B
12: B
13: E
14: A
15: D
16: D
17: C
18: D
19: A
20: D