Questões de Concurso Público Prefeitura de Campinas - SP 2023 para Enfermeiro

Foram encontradas 22 questões

Q2250677 Enfermagem
No Brasil, uma pesquisa realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), revela que a proporção de enfermeiros para cada 100 mil habitantes é de 217, sendo que o ideal proposto pela OMS é de 500 para cada 100 mil habitantes. Supondo que a população brasileira seja aproximadamente de 203 milhões de habitantes, a defasagem no número de enfermeiros no Brasil, segundo o ideal proposto pela OMS, é de aproximadamente
Alternativas
Q2250685 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre a competência para a definição, coordenação e execução de serviços de vigilância sanitária de acordo com o disposto na Lei nº  8.080/1990.
Alternativas
Q2250689 Enfermagem
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem 
Alternativas
Q2250690 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2017) estabelece como atribuição comum a todos os profissionais que compõem as equipes de saúde da família (ESF) e de atenção básica (EAB), entre outras ações,
Alternativas
Q2250693 Enfermagem
Ao desenvolver a quinta etapa do Processo de Enfermagem, o enfermeiro realiza avaliação de processo quando 
Alternativas
Q2250694 Enfermagem
Ao proceder ao exame físico de um paciente, sexo masculino, 30 anos, com queixa de febre, dor abdominal sem localização e náuseas há 1 dia, o enfermeiro realizou a palpação abdominal profunda e contínua do quadrante inferior esquerdo o que resultou em queixa de dor intensa na fossa ilíaca direita. Frente a essa situação, é correto afirmar que o enfermeiro obteve sinal de 
Alternativas
Q2250695 Enfermagem
Ao elaborar o plano de cuidados de um idoso diabético comprometido (frágil), portador de insuficiência cardíaca congestiva compensada, em consonância com a diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes atualizada em 2023, o enfermeiro deve estabelecer como metas no tratamento da diabete os seguintes valores para hemoglobina glicada (HbA1c) e glicemia de jejum/pré-prandial (GJ/PP):
Alternativas
Q2250696 Enfermagem
No momento da alta hospitalar, ao orientar uma paciente submetida a ressecção segmentar de cólon, com colostomia ascendente, e seus familiares, o enfermeiro deve esclarecer que é normal a eliminação de fezes
Alternativas
Q2250697 Enfermagem
J.E., 68 anos, sexo masculino, diabético, hipertenso, com diagnóstico de broncopneumonia, está internado na unidade de clínica médica para tratamento. No início do plantão, ao visitar o paciente para avaliação e atualização do plano de cuidados de enfermagem, o enfermeiro constatou que J.E. apresentava temperatura = 38,8 ºC, frequência cardíaca = 112 batimentos por minuto, frequência respiratória = 24 respirações por minuto, pressão arterial = 88 x 58 mmHg, glicemia capilar em jejum = 210 mg/dL, cetonuria negativa, distensão abdominal com presença de ruídos hidroaéreos hipoativos e delirium. Frente a essa situação, solicitou a presença imediata do médico e tomou as demais providencias.
Com base no quadro clínico do paciente, assinale a alternativa que apresenta a principal suspeita (S) e a conduta (C) a ser adotada pelo enfermeiro. 
Alternativas
Q2250698 Enfermagem
Gestante, com idade gestacional de 386/7 semanas, procurou uma unidade de pronto atendimento (UPA) relatando perda de líquido por via vaginal há 30 minutos, sem contrações uterinas. Ao exame obstétrico, constatou-se feto único, vivo, dinâmica uterina = 1 contração em 10 minutos, de fraca intensidade. Ao toque vaginal constatou-se: feto com apresentação pélvica, 3 cm de dilatação, rotura de bolsa amniótica e presença de cordão umbilical na vagina. Entre outras ações, foi providenciada ambulância para a remoção imediata da paciente para a maternidade mais próxima.
Frente a essa situação, o enfermeiro deve observar que durante a remoção a gestante seja transportada, em
Alternativas
Q2250699 Enfermagem
Em uma unidade de pronto atendimento (UPA), enquanto aguardava atendimento, paciente do sexo feminino, 52 anos, hipertensa, sem história de trauma, apresentou um quadro de perda da consciência. Transportada para a sala de emergência, a equipe constatou se tratar de um caso de parada cardiorrespiratória. A equipe iniciou, imediatamente, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e ao instalar o monitor/cardioversor obteve o seguinte traçado:
Imagem associada para resolução da questão
(https://www.facebook.com.br/braenf/photos/)

Considerando-se o traçado obtido, entre outras ações, a sequência inicial dos procedimentos de ressuscitação que deve ser adotada é:
Alternativas
Q2250700 Enfermagem
Consideradas como as intercorrências mais comuns na gestação, as síndromes hipertensivas representam a principal causa de morbimortalidade materna no mundo (MS, 2022). Para obtenção de valores fidedignos, a aferição da pressão arterial (PA) deve ser feita, preferencialmente, com a gestante______________ , e em mais de uma medida com intervalo de ______________, aplicando o aparelho com manguito de 13 cm no membro superior _____________, mantendo-o elevado, na altura do coração. A obtenção de pressão arterial sistólica _______________ e/ou diastólica ____________definem hipertensão arterial na gestação.

Assinale a alternativa que, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde (2022), completa, correta e respectivamente, o texto apresentado.
Alternativas
Q2250701 Enfermagem
Considere os diferentes aspectos relacionados à amamentação/aleitamento materno e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2250702 Enfermagem
Considere os itens apresentados no quadro a seguir.
I. Facilita o processo interativo mãe-pai-bebê e com isto o vínculo afetivo familiar. II. Possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado de seu filho, inclusive após a alta. III. Estimula o aleitamento materno, garantindo maior frequência, precocidade e duração. IV. Promove a participação da família nos cuidados com o recém-nascido durante a internação.

O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para o cuidado qualificado e humanizado do recém-nascido que apresenta como vantagem o apresentado em
Alternativas
Q2250703 Enfermagem
Em relação à Estratégia de Fortificação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), é correto afirmar que 
Alternativas
Q2250704 Enfermagem
O enfermeiro da equipe de Saúde da Família (ESF) realiza reuniões periódicas com os adolescentes de sua área de abrangência para conversar sobre os assuntos de saúde de interesse do grupo. Considerando que, os adolescentes têm direito de ter acesso livre à informação e à educação em saúde sexual e reprodutiva e ter acesso a meios e métodos que os auxiliem a evitar uma gravidez, ao ser questionado sobre anticoncepção, deve esclarecer que
Alternativas
Q2250705 Enfermagem
Observe atentamente o quadro a seguir e relacione suas colunas de modo a tornar verdadeira a associação entre a vacina e a conduta a ser adotada frente a situações em que as pessoas foram vacinadas com doses inadequadas (volume insuficiente). Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2250706 Enfermagem
Devido ao fato de ter contraído a doença, no momento da alta, devem ser orientados a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber o esquema da vacina específica, todos os indivíduos diagnosticados com
Alternativas
Q2250707 Enfermagem
Ao desenvolver o Processo de Enfermagem para uma paciente, sexo feminino, 17 anos, com diagnóstico de bulimia nervosa, o enfermeiro registrou: “Risco para automutilação, relacionado a sentimento de inadequação e necessidade de alívio da tensão, evidenciado por ferimentos causados por vômito autoinduzido”, como um dos diagnósticos de enfermagem.
Assinale a alternativa que apresenta a intervenção de enfermagem adequada para esse diagnóstico de enfermagem.
Alternativas
Q2250708 Enfermagem
Leia o relato a seguir para responder a questão.

        Após tomar conhecimento pela imprensa do surto de febre maculosa no município, R.F., 34 anos, sexo masculino, agente de segurança, compareceu ao serviço de saúde referindo febre há 3 dias, cefaleia, mialgia intensa, náuseas e vômitos. Relatou ao enfermeiro que era vinculado formalmente a uma empresa que terceirizou o serviço de segurança do evento frequentado por pessoas recentemente diagnosticadas com febre maculosa, e que havia trabalhado nesse local há 8 dias, circulando por diversas áreas. Perguntado, negou perceber ter sido picado por carrapato na ocasião. Informou que residia em área urbana, não frequentava parques ou áreas de mata para recreação e não possuía animais domésticos.
        Ao exame físico constatou-se: temperatura axilar = 38,8 ºC, frequência cardíaca = 88 batimentos por minuto, frequência respiratória = 20 movimentos por minuto, pressão arterial = 122 x 78 mmHg, não sendo evidenciada a presença de exantema maculopapular ou outras alterações.
        Considerado como caso suspeito de febre maculosa, foi prescrito o tratamento com doxicilina, por via oral, coletada a 1ª amostra de sangue para a realização do exame de reação de imunofluorescência indireta (Rifi) para riquétsias e preenchida a Ficha de Investigação da Febre Maculosa.
        Finalizando o atendimento, entre outras ações, R.F. recebeu atestado médico para afastamento do trabalho por 8 dias para tratamento da saúde e foi orientado pelo enfermeiro sobre o tratamento, os sinais e sintomas de agravamento do quadro e a necessidade de retornar ao serviço em 14 dias para a coleta de amostra de sangue para realização de novo exame de Rifi para controle.
        Ao longo do período de monitoramento de R.F., o enfermeiro constatou que o quadro evoluíra sem complicações e os exames de Rifi realizados apresentavam: 1ª amostra: não reagente; 2ª amostra: IgG = 1:128. 
No que diz respeito ao tratamento, é correto afirmar que o enfermeiro deve orientar R.F. que
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: E
6: A
7: B
8: E
9: C
10: D
11: A
12: C
13: B
14: E
15: D
16: E
17: A
18: C
19: B
20: D