Questões Militares Sobre avaliação da educação básica e no ensino superior em pedagogia

Foram encontradas 35 questões

Q1989659 Pedagogia
A professora Celeste é conhecida por aplicar provas difíceis e reprovar muitos alunos. Parte da comunidade escolar considera que ela é uma excelente professora porque transmite conteúdo denso e extenso e poucos conseguem aprovação. O caso da professora Celeste virou tema dos momentos de formação continuada na escola. Nos escritos de Libâneo (2013), o grupo de professores da escola leu que o entendimento correto de avaliação consiste em
Alternativas
Q1969389 Pedagogia
De acordo com Sant'anna (2014), é preciso, para realizar uma avaliação coerente com os objetivos educacionais, levar em consideração a necessidade de uma ação cooperativa entre os participantes do processo, uma ação coletiva consensual, uma consciência crítica e responsável de todos. Assim, Penna Firme (1976, p.17. apud SANT' ANNA, 2014), define que a avaliação é:  
Alternativas
Q1969388 Pedagogia
A propósito de avaliação formativa e, mais geralmente, de pedagogia de domínio, Allal (1988 apud PERRENOUD, 1999), distinguiu três tipos de regulação:  
Alternativas
Q1969379 Pedagogia
De acordo com Depresbiteris e Tavares (2009), a entrevista, como instrumento de avaliação, tem como finalidade gerar informações a serem utilizadas para entender como o educando resolve um problema, pensa ou sente determinado assunto. Para Álvarez Méndez (apud DEPRESBITERIS e TAVARES, 2009), a entrevista: 
Alternativas
Q1969370 Pedagogia
De acordo com Luck (2012), associados às linhas gerais de ação, é importante levar em consideração, especificamente, princípios básicos como norteadores de toda e qualquer ação de avaliação institucional e que se expressam em seu planejamento e na utilização de seus resultados. A partir desse conjunto de princípios, alguns cuidados emergem na realização da avaliação institucional da escola. Assim, assinale a opção que apresenta corretamente cinco desses cuidados, segundo a autora.  
Alternativas
Q1969364 Pedagogia
Segundo Christensen (2012), com a transição para O aprendizado centrado no aluno, a avaliação poderia e deveria ser mudada. O aprendizado deveria, com o tempo, eliminar a necessidade dos exames em sua forma atual, Meios alternativos de avaliação, quando necessários, acabarão emergindo. No passado, os testes foram usados de modo a cumprir duas funções para estudantes, professores e administradores. Assim, quais foram essas funções, de acordo com o referido autor?  
Alternativas
Q1969363 Pedagogia
Angelo e Cross (1993 apud GATTI, 2003) consideram que o professor precisa ter uma série de meios de avaliação, não muito longos e que possam ser usados de modo mais continuado no correr das aulas, criados e aplicados pelos próprios professores, e cuja finalidade seria fornecer ao professor uma informação frequente e contínua sobre o progresso acadêmico de seus alunos. O fluxo continuo de informações precisas, que avaliações rápidas em classe fornecem sobre o aprendizado dos alunos, permite aos professores avaliar sua própria forma de ensino e redirecionar seus objetivos e formas de apresentar os conteúdos, adequando-os para que os alunos compreendam e assimilem as informações relevantes no nível necessário. Essas avaliações continuadas têm pois o objetivo de ajudar a direcionar e redirecionar o trabalho do professor em seu dia-a-dia, podendo, pela atuação deste, contribuir também para que os alunos compreendam e superem suas dificuldades ou ampliem seus conhecimentos.
Os autores referidos caracterizam esse tipo de avaliação em aula como sendo: 
Alternativas
Q1969343 Pedagogia
Khan (2013) aponta algumas proposições sobre como seria avaliado tanto o desempenho quanto o potencial dos alunos na escola do futuro. Primeiro, ele sugere a eliminação das notas e propõe que a ênfase da avaliação também não recaia sobre aspectos imediatos e circunstanciais, mas sobre algo que pudesse e devesse ser retomado depois, refinando as habilidades do aluno. Khan (2013), reconhecendo a dura verdade de que exames padronizados nunca serão perfeitos, poria muito menos ênfase neles do que ocorre atualmente. Em vez disso, o referido autor proporia, como aspectos centrais da avaliação do aluno, duas coisas:  
Alternativas
Q1968892 Pedagogia
Segundo Luck (2012), o significado geral da avaliação institucional remete ao entendimento de sua complexidade, tanto pela abrangência do processo educacional que focaliza, quanto pela dinâmica que demanda, envolvendo a interatuação de inúmeras pessoas e integração de variadas áreas de intervenção. Dessa forma, a autora apresenta diversos desdobramentos a serem considerados em sua efetivação, EXCETO: 
Alternativas
Q1968879 Pedagogia
Na perspectiva de uma abordagem de avaliação mais significativa e aprofundada do educando, alguns pressupostos são sugeridos. Com relação ao pressuposto “imprimir à avaliação uma dimensão diagnóstica, formativa e mediadora”, segundo Depresbiteris e Tavares (2009), correlacione os autores às suas definições e assinale a opção correta. 
AUTORES
I - Feuerstein
II - Hoffman
IIl - Condemarín
IV - Tardif
V - Hadji
VI - Perrenoud
VII - Cook 
DEFINIÇÕES
( ) A observação formativa permite guiar e otimizar aprendizagens em andamento, no processo.
( ) A avaliação formativa não é nem modelo científico nem modelo de ação diretamente operatório.
( ) A avaliação autêntica tem como finalidade melhorar o processo de ensino e aprendizagem, informando e orientando os alunos e responsáveis.
( ) A avaliação dinâmica baseia-se nas ideias de Vygotsky sobre a zona proximal de desenvolvimento.
( ) A avaliação tem função energizante, que se faz sentir no momento em que o aluno visualiza os meios de atingir os objetivos propostos.  
Alternativas
Q1968878 Pedagogia
Entre os diversos instrumentos abordados por Sant'Anna (2014), a observação é elemento fundamental no processo de avaliação. Nesse sentido, é correto afirmar que:  
Alternativas
Q1968876 Pedagogia
De acordo com Depresbiteris e Tavares (2009), na perspectiva de uma abordagem de avaliação mais significativa e aprofundada do educando, alguns pressupostos são sugeridos, EXCETO:  
Alternativas
Q1968873 Pedagogia
Quanto às modalidades da avaliação, abordadas por Sant'Anna (2014), assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1968843 Pedagogia
Em relação aos princípios básicos norteadores da ação da avaliação institucional, segundo Liúck (2012), coloque V (Verdadeiro) e F (Falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) O princípio da continuidade corresponde a uma visão positiva e comprometida no enfrentamento de problemas, considerados desafios, à espera de iniciativas para sua superação.
( ) O princípio da proatividade pressupõe a superação da tendência de realizar ações eventuais e limitadas e prevê a avaliação como um programa, estabelecendo um caráter evolutivo.
( ) O princípio da comparabilidade possibilita o estudo evolutivo das ações educacionais e seus resultados, determinando a continuidade de utilização de instrumentos, estratégias e métodos de coleta de dados e observações.
( ) O princípio da objetividade pressupõe que os objetivos da avaliação devem ser disseminados para os envolvidos no processo, como também os seus resultados devem ser disponibilizados para os que forem objeto da avaliação.
( ) O princípio de senso de oportunidade implica rapidez na análise e interpretação dos dados e disponibilização imediata das conclusões da avaliação realizada para que possam ser incorporadas a um processo de mudança e melhoria.
( ) O princípio da relevância pressupõe que todas as informações e comentários sobre a avaliação devem ser disseminados de modo claro e imparcial, para serem facilmente compreendidos. 
Alternativas
Q1820784 Pedagogia
Ao abordar o tema da avaliação, Jussara Hoffmann (s/d, p. 56) escreve:
“A avaliação, enquanto ____________, vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão. Dessa forma, a avaliação passa a exigir do professor uma relação epistemológica com o aluno – uma conexão entendida como reflexão aprofundada a respeito das formas como se dá a compreensão do educando sobre o objeto do conhecimento.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas
Q1818250 Pedagogia
Analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação em sala de aula é o processo de coletar, sintetizar e interpretar informações que ajudam na tomada de decisões na sala de aula
PORQUE
II. os professores devem observar, monitorar e revisar continuamente o comportamento e o desempenho dos estudantes de modo a tomar decisões informadas.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Alternativas
Q1818248 Pedagogia
Avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
I. As atividades formais de avaliação formativa envolvem planejamento refletido antes da instrução e ações propositadas ao longo dela
PORQUE
II. esse tipo de avaliação dá ao professor informações específicas sobre o nível de compreensão atual dos alunos e, frequentemente, permite que os alunos forneçam feedback para ajudar a refinar seu raciocínio ou suas habilidades.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Alternativas
Q1969502 Pedagogia
Luck (2012) especifica oito elementos integradores do processo de avaliação. Segundo a autora, qual dos elementos se reporta à definição de métodos, técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação? 
Alternativas
Q1969501 Pedagogia
De acordo com Sant'Anna (2014), assinale a opção que apresenta uma característica da função de controle da avaliação, considerando o referencial teórico proposto por Bloom. 
Alternativas
Q1969499 Pedagogia
De acordo com Luck (2012) é importante que a liderança deva ser orientada conforme os princípios paradigmáticos da gestão, sendo eles: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: B
5: E
6: C
7: B
8: D
9: D
10: E
11: A
12: B
13: A
14: B
15: B
16: D
17: D
18: B
19: D
20: B