Questões de Concurso Público UFRJ 2018 para Nutricionista - Clínica

Foram encontradas 30 questões

Q879926 Nutrição
Em relação à digestão de lipídios no intestino delgado, é correto afirmar que o lipídio estimula a liberação de:
Alternativas
Q879927 Nutrição
A avaliação do estado nutricional é o primeiro passo da assistência nutricional. Em relação à coleta e interpretação dos dados nutricionais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q879928 Nutrição
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um sistema de coleta, processamento e análise contínua da situação nutricional da população brasileira. Com base no exposto, assinale a alternativa correta em relação aos princípios do SISVAN.
Alternativas
Q879929 Nutrição
A formação de bezoar está associada à gastroparesia e afeta a ingestão oral de alimentos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta para o tratamento nutricional do bezoar.
Alternativas
Q879930 Nutrição
A pancreatite crônica, decorrente do consumo crônico de álcool, afeta o estado nutricional e o metabolismo. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q879931 Nutrição
Em relação ao tratamento nutricional para pacientes submetidos à quimioembolização transarterial para carcinoma hepatocelular avançado, é correto afirmar que:
Alternativas
Q879932 Nutrição
A síndrome da lipodistrofia é um efeito secundário e indesejável associado ao uso da terapia anti-retroviral em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q879933 Nutrição
Em relação aos critérios de indicação da via a ser utilizada para Terapia Nutricional, no paciente com câncer submetido a transplante de células-tronco hematopoéticas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q879934 Nutrição
A biodisponibilidade do ferro alimentar é um fator importante a ser considerado no tratamento nutricional da anemia ferropriva. O fator que contribui para inibir a absorção de ferro é o consumo de:
Alternativas
Q879935 Nutrição
Em relação ao tratamento nutricional para anemia falciforme, é correto afirmar que a dieta deve ser:
Alternativas
Q879936 Nutrição
O aumento do volume da tireoide devido à proliferação excessiva das células foliculares, conhecidas por tireócitos, pode ser decorrente da deficiência crônica de um mineral na dieta. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse mineral.
Alternativas
Q879937 Nutrição
Segundo o Projeto Diretrizes (2011), o paciente com trauma grave, no atendimento inicial, deve receber oferta calórica na faixa de:
Alternativas
Q879938 Nutrição
Assinale a alternativa que explicita a quantidade de quilocalorias (Kcal) por kilo de peso corporal (Kg) por dia que o paciente com doença hepática crônica e desnutrição moderada deve receber.
Alternativas
Q879939 Nutrição
Assinale a alternativa com a conduta nutricional correta para neutropenia, decorrente do tratamento clínico do câncer.
Alternativas
Q879940 Nutrição
Com relação à suplementação profilática de vitamina D para recém-nascidos prematuros, recomenda-se:
Alternativas
Q879941 Nutrição
Em relação às recomendações nutricionais, pode-se afirmar que a UL (Limite Superior Tolerável de Ingestão) define-se por ser:
Alternativas
Q879942 Nutrição
Em relação à saúde óssea no idoso, observa-se um risco aumentado para redução da massa óssea e osteoporose. São fatores envolvidos neste processo:
Alternativas
Q879943 Nutrição
A atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2017) indica que, para o indivíduo dislipidêmico com concentrações de LDL-colesterol acima da meta terapêutica e presença de comorbidades, as recomendações dietéticas são o consumo de:
Alternativas
Q879944 Nutrição
Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a diminuição do IMC (inferior a 25 kg/m2 ), a perda não intencional de peso e a redução da massa magra são consideradas fatores independentes de mau prognóstico clínico nestes pacientes. O tratamento nutricional na DPOC em indivíduos desnutridos e sem assistência ventilatória, deve considerar uma dieta:
Alternativas
Q879945 Nutrição
A alergia à proteína do leite de vaca é a forma mais observada de hipersensibilidade alérgica alimentar. Dentre os componentes do leite de vaca, as frações proteicas que mais induzem a sensibilização são:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: C
5: E
6: D
7: B
8: B
9: E
10: C
11: A
12: E
13: D
14: D
15: A
16: C
17: E
18: B
19: C
20: B