Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2017 para Professor Substituto – Educação Física
Foram encontradas 20 questões
(__) Nesse período os aspectos socioculturais passam a fazer parte dos debates acadêmicos da área em contraposição aos aspectos biológicos. (__) O corpo era compreendido somente como um conjunto de ossos e músculos e não expressão da cultura, valorizado em seus aspectos bioanatomofisiológicos. (__) O uso do termo cultura passou a ser utilizado em várias publicações da área, complementada com expressões como ‘física’, ‘corporal’, ‘corporal de movimento’, com sentidos diferentes e sem explicitação de suas origens. (__) Mesmo diante do quadro de reconfiguração da Educação Física na sociedade, essas discussões não alteraram o papel da Educação Física na escola, seus objetivos específicos e metodologias, uma vez que o objetivo principal era a Educação Física em seu contexto mais amplo e não no contexto escolar.
(__) Propõe como critérios de avaliação: a) realizar as práticas da cultura corporal do movimento; b) valorizar a cultura corporal de movimento; c) relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida. (__) Propõe como critérios de avaliação: a) enfrentar desafios colocados em situações de jogo e competições; b) estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhora da saúde individual e coletiva. (__) O processo de avaliação no terceiro e no quarto ciclos deve levar em consideração a faixa etária dos alunos e o grau de autonomia e discernimento que possuem. (__) Propõe privilegiar, na avaliação das habilidades esportivas, a utilização e aplicação de instrumentos que possam mensurar os aspectos motores, afetivos, motivacionais e subjetivos, tais como: ficha de avaliação individual, planilha de anotações diárias, relatórios e registros das aulas e diálogos com os alunos.
A. Eixo técnico-tático B. Eixo histórico-cultural C. Eixo socioeducativo
(1) Corresponde aos princípios, valores e modos de comportamento; troca de papéis e altruísmo; coeducação, autonomia e analogias entre o que ocorre no âmbito esportivo e o contexto da vida. (2) Corresponde aos aspectos históricos e ao conhecimento da evolução dos esportes; principais atletas e recordes; diferentes possibilidades de prática e curiosidades. (3) Corresponde aos fundamentos técnicos; sistemas de jogo; métodos de ensino, aprendizagem e treinamento; preparação física; planejamento e organização de treinos.
I. Vivenciar de diferentes formas o desenvolvimento das capacidades físicas básicas e compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais). II. Vivenciar o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras por meio das práticas da cultura corporal, da vivência dos jogos cooperativos. III. Identificar e compreender as capacidades físicas básicas, bem como saber relacioná-las com as práticas da cultura corporal de movimento. IV. Vivenciar diferentes manifestações das danças para percepção dos limites corporais e superação desses limites.
(01) O período que se estende dos 2 (dois) aos 7 (sete) anos de idade é geralmente considerado a fase fundamental de aquisição de habilidades motoras. Esse período é ideal para as crianças controlarem as habilidades básicas de equilíbrio, locomotoras e manipulativas. (02) As habilidades motoras, sejam fundamentais ou especializadas, podem ser subdivididas em três categorias: habilidades motoras de equilíbrio; habilidades motoras de locomoção; habilidades motoras manipulativas. (04) A fase de transição de desenvolvimento de habilidades motoras especializadas geralmente tem início por volta dos 11 (onze) anos de idade e se estende até os 13 (treze) anos de idade. Nessa fase, as crianças geralmente demonstram um alto grau de interesse em muitos esportes, mas possuem ainda pouca habilidade para se desenvolver bem em qualquer um deles. (08) A aprendizagem de habilidades motoras ocorre em níveis ou estágios identificáveis (GALLAHUE&OZMUN, 2002; MAGIL, 2001). Os níveis ou estágio podem ser definidos em: nível inicial (iniciante), nível intermediário (prático), nível avançado (aprimoramento).
(1) Aparência Física (2) Saúde Física (3) Aptidão Física
(__) Está relacionada com o que você mostra para os outros, ou seja, sua altura, a porcentagem de gordura e de músculos, circunferências dos segmentos do corpo (cintura, braços, quadril, pernas), cor do cabelo, dos olhos, da pele. (__) Essa dimensão do bem-estar depende principalmente da mudança do estilo de vida para sua manutenção. A realização de exames periódicos, acompanhada de uma alimentação saudável, com a prática de exercício físico regular, são aspectos essenciais para sua manutenção. (__) Sua verificação pode ser realizada por meio de testes para avaliação de indicadores como: composição corporal que é mensurada pelas medidas de dobras cutâneas, circunferências. O índice de massa corporal e medidas antropométricas geralmente também são utilizadas. (__) Essa dimensão relaciona-se com a capacidade de desempenho nas atividades diárias, tanto no que diz respeito à demanda energética do trabalho quanto à demanda das atividades de lazer. Significa apresentar condições que permitam um bom desempenho motor quando da realização de situações que envolvam esforços físicos.
I. ______________________ é a mudança do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, que constantemente é aprimorada durante a experiência de vida do indivíduo, realizadas devido à interação entre condições ambientais, fatores biológicos do indivíduo em questão e necessidades específicas da tarefa a ser desempenhada (GALLAHUE & OZMUN, 2005). II. ______________________ é um padrão de movimento fundamental realizado com precisão e exatidão na execução dos movimentos fundamentais e especializados (GALLAHUE & DONNELLY, 2003). III. ______________________ é o estudo de alterações no aprendizado motor, controle motor e desenvolvimento motor realizadas pela interação do aprendizado e dos processos biológicos (GALLAHUE & OZMUN, 2003). IV. ______________________ é uma série organizada de movimentos relacionados. Envolve realização de um movimento isolado que, por si só, é muito restrito para ser classificado como uma habilidade motora fundamental ou uma habilidade esportiva.
(__) O modelo teórico que busca explicar o planejamento das habilidades motoras associado à percepção indireta é o Modelo de Processamento de Informações. (__) A Teoria dos Sistemas Dinâmicos, associada ao conceito de percepção direta, sugere que o movimento surge ou se auto-organiza em função das diversas restrições impostas ao sistema (indivíduo, tarefa e meio ambiente) de forma dinâmica e não hierárquica e determinista. (__) O modelo de processamento de informações e a Teoria de Esquema são proposições teóricas embasadas pelo conceito de percepção direta. (__) A Abordagem Baseada na Restrição considera o processo de aprendizagem de habilidades motoras como a busca de um estado de coordenação estável e funcional. As diferentes fases da aprendizagem representam a criação de estados temporários de coordenação que resistem às restrições com potencial para perturbar a estabilidade do sistema.
I. A BNCC aponta novas possibilidades de organização do conhecimento no contexto escolar, apresentando unidades temáticas que podem orientar a sistematização dos objetos de conhecimento ao longo do ensino fundamental. Para o ensino da Educação Física temos a proposição de seis unidades temáticas: jogos e brincadeiras; esportes; lutas; danças; ginásticas e práticas corporais de aventura.
II. A BNCC, diferentemente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), amplia as dimensões do conhecimento. São apresentadas oito dimensões do conhecimento: experimentação; uso e apropriação; fruição; reflexão sobre a ação; construção de valores; análise; compreensão; protagonismo comunitário. Anteriormente, as dimensões eram apresentadas em três: conceitual; procedimental; atitudinal.
III. Outro aspecto diferenciado proposto pela BNCC é a estruturação da unidade temática esportes. Essa unidade é apresentada tomando como referência um modelo de classificação em sete categorias de esporte: marca; precisão; técnico-combinatório; rede/quadra dividida ou parede de rebote; campo e taco; invasão ou territorial; combate.
IV. Para pensar a proposição do ensino da Educação Física na escola são indicadas onze competências a serem desenvolvidas ao longo do ensino fundamental, com base nas unidades temáticas, como direitos de aprendizagem dos alunos. A proposta de distribuição das unidades temáticas e das habilidades para o ensino fundamental – anos inicias estão sendo propostas na BNCC organizadas em dois blocos (1º e 2º anos; 3º ao 5º ano), da mesma forma, para os anos finais, a proposta está organizada em dois blocos (6º e 7º anos; 8º e 9º anos).
(1) Abordagem construtivista-interacionista (2) Abordagem crítico-emancipatória (3) Abordagem saúde renovada (4) Abordagem desenvolvimentista
(__) O objeto central dessa proposta é o se-movimentar humano. As atividades de ensino concentram sua atenção no processo de interação entre os alunos e a produção gestual. (__) As aulas, na perspectiva dessa abordagem, devem privilegiar o desenvolvimento de capacidades físicas, como velocidade, agilidade, força, para que assim possa desenvolver-se uma boa aptidão física relacionada à saúde. (__) Essa abordagem apresenta a ideia central de que é papel da Educação Física privilegiar a aprendizagem do movimento, proporcionando aos alunos experiências que garantam a aquisição de habilidades motoras e o desenvolvimento adequado do comportamento motor. (__) O principal objetivo da Educação Física para essa abordagem é garantir o desenvolvimento da criança, num contexto de jogo, do brinquedo e da brincadeira. Parte-se do conceito de desenvolvimento que contempla além dos aspectos motores, a dimensão psicológica, a relação como meio e a aquisição e utilização desses aspectos para toda a vida.