Questões de Concurso Militar EsFCEx 2013 para Oficial - Administração
Foram encontradas 40 questões
I. Ciclo motivacional
II. Divisão do trabalho
III. Departamentalização
IV. Descentralização
V. Funções da Administração
VI. Processo decisório participativo
Analise a afirmativa acima relacionada pelo Tenente Jeferson e, em seguida, assinale a alternativa que contém apenas as características recomendadas pela Administração Clássica:
Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I. A administração pública prima pela observância do princípio da divisão do trabalho em razão de que cada participante tem um cargo ou posição com esfera específica de competência, com deveres oficiais e atribuições estritamente especificadas e delimitadas.
II. A busca pela maximização da eficiência é um objetivo apenas das organizações privadas.
III. O concurso público, como forma de ingresso nos cargos públicos, caracteriza a busca de melhores quadros de servidores e conseqüentemente de maior eficiência na administração pública.
IV. A administração pública observa o Princípio da Hierarquia, afinal cada colaborador ou funcionário deve cumprir as ordens e determinações do seu superior hierárquico, devendo cada colaborador ter apenas um único chefe.
V. O Princípio da Autoridade e Responsabilidade considera autoridade como o poder derivado do conhecimento e competência da pessoa, tendo assim o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência.
O Tenente Pedro em uma palestra para os membros da Seção de Pessoal sobre os servidores militares efetuou as afirmações abaixo relacionadas.
I. As patentes, com prerrogativas, direitos e deveres a elas inerentes, são asseguradas em plenitude apenas aos oficiais da ativa das Forças Armadas.
II. As patentes dos oficiais das Forças Armadas são conferidas pelo Ministro da Defesa.
III. O militar em atividade que aceitar cargo público civil permanente será transferido para a reserva.
IV. O militar, enquanto em efetivo serviço, não pode estar filiado a partidos políticos.
( ) Fluxograma é um tipo de gráfico que representa o fluxo ou seqüência de procedimentos ou rotinas.
( ) Funciograma é a segmentação do projeto (o processo) em fases (etapas ou subprocessos) interligando-as de forma que representem uma rotina organizada, com vínculos entre as tarefas antecedentes e as consequentes.
( ) Funciograma, origina do inglês flow-chart, é uma técnica analítica que permite descrever os sistemas administrativos de uma maneira clara, lógica e concisa.
( ) Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT) é o instrumento utilizado com o objetivo de se analisar as diversas atividades atribuídas a cada uma das unidades de uma organização, por meio do diagnóstico das tarefas executas pelos colaboradores, visando aferir a carga de trabalho e a racionalidade da sua distribuição.
– forte e coeso trabalho de equipe;
– eliminação de mão-de-obra ociosa;
– eliminação de uma extensa cadeia hierárquica;
– melhoria do processo comunicativo nos empreendimentos.
Privilegiando as características acima, a Rede de Farmácia Viver passará a adotar a seguinte estrutura:
I. nível de competência gerencial instalado na empresa;
II. cultura organizacional;
III. política de recrutamento e seleção da empresa;
IV. relacionamento com as entidades de representação sindical;
V. índice de rotatividade de pessoal; e
VI. capacidade de investimento em qualificação.
O Gestor de Pessoas da Pedreira Empreendimento Ltda pretende introduzir o método de avaliação de desempenho conhecido como “Avaliação Participativa por Objetivos – APPO", tal empresa deverá considerar, necessariamente, dentre os acima apresentados, os seguintes aspectos:
Itens Custo Unitário
Estoque em 01/01/2011 0 0,0
Entradas no Estoque em 05/01/2011 100 10,0
Entradas no Estoque em 25/01/2011 150 12,0
Saída do Estoque em 30/01/2011 150
Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale quais os valores, em reais, do estoque dessa empresa respectivamente pelos processos PEPS ("Primeiro a Entrar Primeiro a Sair") e UEPS (“Último a Entrar Primeiro a Sair”) ao final do mês de janeiro de 2011, considerando o estoque inicial nulo.
O Capitão Paulo sempre procurava manter atualizado o conhecimento da equipe e efetuava indagações para verificar o grau de conhecimento dos mesmos. Efetuou um conjunto de afirmações e pediu aos comandados que manifestasse quais dentre elas eram verdadeiras a luz da Lei n. 8.666/93 e suas posteriores alterações.
I. Serviço é toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.
II. Obra é toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como demolição, conserto, instalação, montagem, operação, dentre outras.
III. Compra é toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.
IV. Alienação é toda transferência de domínio de bens a terceiros.
V. Seguro-garantia é o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.
Tendo por referência a Lei. 8.666/93 e suas alterações, é possível afirmar acerca que as compras na administração pública só poderão ser feitas com a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento. Para tanto os seguintes critérios devem ser observados:
I. atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho;
II. ser processada através de sistema de registro de preços;
III. submeter-se às condições de aquisição e pagamento próprias do setor público;
IV. ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade; e
V. balizar-se pelos preços praticados no âmbito da iniciativa privada.