Questões de Concurso Público SUFRAMA 2014 para Administrador
Foram encontradas 30 questões
A concepção de administração como técnica social que busca a eficiência e a eficácia contribui com uma abordagem contingencial para que as organizações modernas consigam se adaptar às pressões e às transformações do ambiente externo.
Um dos princípios da abordagem humanística da administração evidencia a importância da diversidade de conteúdos dos cargos na satisfação e motivação no trabalho devido à quebra da monotonia.
Evidencia-se a influência da abordagem clássica da administração por meio da administração científica em uma organização concebida de baixo para cima e dos cargos para o sistema de produção.
Nas organizações gerenciadas com base no modelo autoritário-benevolente, em que a autoridade está concentrada na cúpula e é possível a delegação de poderes rotineiros, fica clara a influência dos princípios de desenvolvimento organizacional.
Percebe-se a aplicação dos princípios de estudos de tempos e movimentos da administração científica quando a gestão da organização busca criar condições para que seus empregados sejam treinados para se adaptarem às suas tarefas e atividades
Ao formular um programa de ação abrangente de toda a organização e coordenar esforços gerais das unidades organizacionais, teóricos da escola de relações humanas contribuíram para a estruturação das funções e dos processos da administração com foco na realização de objetivos.
Ao implementar o balanced scorecard, a organização demonstra sua intenção estratégica de gerir o desempenho organizacional e tomar decisão gerencial orientada à otimização da estrutura e dos resultados por meio da melhor alocação de recursos na organização.
Em uma organização que estabeleça os padrões esperados de desempenho, monitore os diversos tipos de desempenho, avalie os resultados e adote ações corretivas, pode ser observada a ocorrência da função de controle por meio de um modelo restritivo-coercitivo de gestão com padrões pré-definidos.
Realiza a função de planejamento do trabalho um gerente que divida o trabalho de sua equipe e designe os objetivos a serem alcançados pela unidade para cada um de seus membros com apoio da análise SWOT
Um gerente realiza as funções de organização e direciona sua equipe de trabalho ao coordenar os esforços de sua equipe, integrar sua equipe às demais da organização e monitorar o desempenho de sua unidade
O controle social estabelecido com base em valores da cultura organizacional é um mecanismo importante para que a conduta e o comportamento das pessoas ocorram conforme o esperado nas organizações
Para se estruturar uma organização pautada na hierarquia dos objetivos organizacionais, desdobram-se os demais objetivos e, na busca dos resultados esperados, estabelecem-se políticas, metas, programas, procedimentos e demais ferramentas e métodos de operação e gestão.
A abrangência operacional, tática e estratégica das ferramentas de controle e gestão organizacional permite que, após as ações corretivas, os ajustes no desempenho e nos padrões esperados sejam realizados para se assegurar o alcance dos objetivos organizacionais.
Em uma estrutura departamentalizada fundamentada no princípio da organização funcional, a autoridade é orientada pelo conhecimento e pela especialização da função a ser exercida, o que leva as unidades a estabelecerem linhas diretas de comunicação.
Em ambientes rotineiros, com pouca mudança de mercado, as organizações tendem a adotar estruturas baseadas em processos ou em projetos para que haja melhor condução dos processos produtivos e entrega de produtos e serviços.
A adoção pela organização da linha-staff, em que os especialistas de staff não interferem nas decisões das unidades para as quais prestam serviço, gera a desvantagem de criar uma área de assessoria de tipo linear e com autoridade única, duplicando os gastos dos recursos organizacionais.
De acordo com a cadeia de comando e a hierarquia de uma estrutura organizacional, um gerente de produção tem autoridade sobre seu subordinado direto e responsabilidade para com seu diretor de produção.
Nas estruturas organizacionais centralizadas, apesar da demora nas decisões, o processo decisório tende a percorrer toda a cadeia de comando, levando as pessoas a participarem da decisão.
Uma organização que busque adquirir uma estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização.
Organizações que busquem inovações contínuas para o mercado tendem a migrar de estruturas departamentais matriciais para estruturas funcionais verticais, o que resulta em ganhos na capacidade produtiva e na otimização de recursos organizacionais