Questões de Concurso Público IF-PE 2014 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 29 questões
Leia os textos abaixo:
Texto 4
[...] Desenvolveu-se no Brasil na década de 50, à sombra do progressivismo, ganhando nos anos 60 autonomia quando constituiu-se especificamente como tendência, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem na abordagem sistêmica do ensino. Esta orientação acabou sendo imposta às escolas pelos organismos oficiais ao longo de boa parte das duas últimas décadas, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica do regime militar então vigente. [...] O professor é um administrador e executor do planejamento, o meio de previsão das ações a serem executadas e dos meios necessários para se atingir os objetivos.
Texto 5
[...] Atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem. As ações de ensinar e aprender formam uma unidade, mas cada uma tem a sua especificidade. A Didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as condições e meios formativos; tal direção, entretanto, converge para promover a auto-atividade dos alunos, a aprendizagem.
(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortês, 1994, p. 67-70)
A discussão sobre como se aprende é reconhecida hoje como um tópico fundamental quando se fala em processos de ensino e de aprendizagem. David Ausubel propôs um modelo de ensino baseado no conceito de aprendizagem significativa. Ao comentar a teoria de Ausubel, Ronca afirma que “numa sociedade tão massificante como a nossa, reveste-se de muita importância uma proposição de aprendizagem que tenha como ponto de partida aquilo que o aluno já sabe”. (RONCA, Antonio Carlos Caruso. O modelo de ensino de David Ausubel. Em: MILLAN, Wilma (Org.). Psicologia e ensino. São Paulo: Papelivros, 1980. p. 81.)
A respeito da abordagem de Ausubel, é CORRETO afirmar que
I. a aprendizagem significativa acontece quando um conhecimento novo se relaciona com a estrutura cognitiva do estudante de forma arbitrária.
II. uma das condições para que a aprendizagem significativa aconteça é que o conteúdo a ser aprendido seja potencialmente significativo para aquele estudante.
III. apresentar para os estudantes primeiro os conceitos mais amplos é uma estratégia que facilita a aprendizagem significativa.
IV. a forma como o professor organiza os conteúdos a serem ensinados não influencia para que se aprenda de forma significativa, pois o fator mais importante nesse processo é a estrutura cognitiva do estudante.
V. a aprendizagem significativa pode acontecer por meio da recepção ou da descoberta.
Estão CORRETAS, apenas
“Angicos foi o marco de uma pedagogia de educação para a cidadania ativa, pensada para uma mudança radical da sociedade brasileira, transformando massa amorfa em povo participante”.
(BORDIGNON, Genuíno. Paulo Freire: 50 anos de Angicos. Em: BRASIL. Salto Para o Futuro. no XXIII. Brasília: MEC/SEB, 2013. p. 3.)
Marque a alternativa que indica o que aconteceu em Angicos-RN e completou 50 anos em 2013, sendo um dos marcos da história da educação brasileira.
Conforme o Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a educação a distância caracteriza-se “como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. Sobre as disposições previstas na legislação para esta modalidade educacional, analise as proposições a seguir.
I. A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais está prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliação dos estudantes.
II. A educação profissional pode ser oferecida a distância com exceção dos cursos técnicos de nível médio.
III. A educação a distância deve obedecer às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação para os respectivos níveis e modalidades educacionais.
IV. O SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) não se aplica à educação a distância, pois existe um sistema específico para a avaliação dos cursos oferecidos nesta modalidade.
V. Os cursos de educação a distância poderão ser implementados para oferta enquanto aguardam a autorização dos órgãos competentes dos respectivos sistemas de ensino.
Estão CORRETAS, apenas:
A legislação vigente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio propõe uma ressignificação das relações entre educação e formação profissional. De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11 de 09 de maio de 2012, essa mudança paradigmática tem origem na evolução tecnológica e nas tensões decorrentes das lutas sociais.
(BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012, de 09 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: 2012.)
Com base nesse Parecer, o desafio principal da Educação Profissional hoje é
O Parecer Nº 11/2012, ao fundamentar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, afirma que “a oferta de Educação Profissional e Tecnológica para as comunidades quilombolas rurais e urbanas deve considerar seu contexto histórico, social, cultural, político e econômico, inclusive a situação de tensão, violência, racismo, violação dos direitos humanos, extermínio, opressão e luta por elas vivida”
(BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012, de 09 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: 2012. p. 23).
Na perspectiva de garantir a educação profissional e tecnológica para estes grupos sociais, o referido Parecer prevê
I. um currículo aberto e democrático que articule e considere as suas formas de produção de conhecimento.
II. uma alimentação que respeite a cultura das comunidades.
III. um corpo docente composto exclusivamente por professores residentes nas comunidades quilombolas.
IV. infraestrutura adequada e transporte escolar de qualidade.
V. a produção de material didático-pedagógico contextualizado, atualizado e adequado.
Estão CORRETAS, apenas:
O art. 44 da Lei 9.394/96 trata da educação superior e de sua abrangência em diferentes cursos e programas. Compõem a educação superior, segundo a LDB, cursos
I. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
II. subsequentes por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
III. de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;
IV. de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
V. de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
Estão CORRETOS apenas os itens:
No que se refere à educação superior, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as seguintes proposições.
I. Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Universitário de Educação.
II. Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.
III. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.
IV. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos e vinte dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
V. Nas instituições públicas de educação superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de oito horas semanais de aulas.
Estão CORRETAS apenas as proposições: