Questões de Concurso Comentadas para cgm - rj

Foram encontradas 268 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2116303 Auditoria Governamental
Na elaboração do relatório de um trabalho de auditoria, o auditor deve recordar que seu formato e conteúdo dependerão da natureza da auditoria, dos usuários previstos, das normas aplicáveis e dos requisitos legais. A norma ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público traz recomendações acerca de relatório de auditoria relativas a trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto. Entre essas recomendações, destaca-se que, nos trabalhos de relatório direto:
Alternativas
Q2116302 Auditoria Governamental
A documentação de auditoria, também denominada papéis de trabalho, compreende todos os documentos e anotações que registram as evidências dos trabalhos executados pelo auditor e fundamentam sua opinião e comentários. Os papéis de trabalho podem ser permanentes ou correntes. Os do tipo permanente contêm informações de natureza perene, passíveis de serem utilizadas em mais de um trabalho de auditoria, e podem ser exemplificados por: 
Alternativas
Q2116301 Auditoria Governamental
A comunicação de resultados é considerada a principal oportunidade para a atividade de auditoria interna reforçar o seu valor perante a organização. E a qualidade dessa comunicação é dada a partir de algumas características. Assim, entre outras qualidades, o auditor deve se comprometer em comunicar informações precisas, ou seja: 
Alternativas
Q2116299 Auditoria
A elaboração de procedimentos analíticos substantivos requer que os dados utilizados sejam confiáveis. A NBC TA 520 - Procedimentos Analíticos aborda aspectos relevantes para determinar a confiabilidade de dados usados neste tipo de procedimento, a qual NÃO contempla: 
Alternativas
Q2116296 Auditoria
Nos trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis, é recorrente o uso dos testes para superavaliação e subavaliação de saldos das contas. Isso ocorre devido ao risco de que o saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado possa estar errado para mais ou para menos. No teste para superavaliação, o auditor parte do(s):
Alternativas
Q2116293 Auditoria
Uma das atividades consideradas no planejamento de um trabalho de auditoria refere-se à avaliação dos controles internos. As normas de auditoria recomendam que, nos trabalhos de auditoria, a avaliação dos controles internos: 
Alternativas
Q2116292 Auditoria Governamental
A materialidade é um elemento importante a ser considerado pelo auditor nos trabalhos de auditoria à luz dos seus princípios fundamentais, porém, sua avaliação:
Alternativas
Q2116291 Auditoria Governamental
As ações de fiscalização no âmbito das entidades públicas têm como fim último o cumprimento de princípios constitucionais para assegurar a aplicação regular dos recursos públicos. As ações de fiscalização devem ser realizadas a partir de instrumentos adequados à situação de referência. Ao ser designado para realizar uma ação de fiscalização, um agente de controle deve observar que o acompanhamento:
Alternativas
Q2116290 Auditoria
Após finalizar a sua prestação de contas anual, um ente público a enviou no prazo previsto para o tribunal de contas. Após alguns meses, o ente recebeu um relatório de análise preliminar em que foram apontadas algumas inconsistências nas demonstrações contábeis, que afetaram a sua análise e o processo de responsabilização. Em decorrência dessa situação, o gestor determinou que nos exercícios seguintes fosse realizada uma auditoria prévia ao envio ao tribunal de contas, para que a prestação de contas fosse corretamente operacionalizada. Para atender a determinação do gestor, deve ser planejada uma auditoria: 
Alternativas
Q2116289 Administração Financeira e Orçamentária
Conforme disposições constitucionais, as emendas parlamentares individuais apresentadas ao projeto de lei orçamentária anual (PLOA) serão aprovadas em termos de percentual da receita corrente líquida (RCL), de acordo com a seguinte configuração: 
Alternativas
Q2116288 Contabilidade Pública
O conteúdo do Relatório de Gestão Fiscal se refere basicamente aos limites previstos na LRF para subsidiar o controle de gasto com pessoal e do endividamento público. Em termos de endividamento público, o relatório traz subsídios para acompanhar individualmente os limites relativos a: 
Alternativas
Q2116287 Contabilidade Pública
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem o objetivo de permitir o acompanhamento e a análise do desempenho da execução orçamentária dos governos. Ao tratar desse relatório, o Manual de Demonstrativos Fiscais publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) orienta que o RREO: 
Alternativas
Q2116286 Direito Financeiro
Um dos demonstrativos que compõem o Anexo de Metas Fiscais que acompanha a Lei de Diretrizes Orçamentárias trata da estimativa e compensação da renúncia de receita. Para uma adequada análise desse demonstrativo, é necessário considerar que a renúncia de receita: 
Alternativas
Q2116285 Contabilidade Pública
Ao instituir normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos, o texto da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, dispõe sobre competências das instâncias de controle interno e externo. Quanto às atribuições do controle interno, a lei orienta que abrange a verificação: 
Alternativas
Q2116284 Administração Financeira e Orçamentária
Com o objetivo de contribuir para o controle do endividamento público, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabeleceu parâmetros para o acompanhamento quadrimestral da dívida consolidada. Conforme tais parâmetros, se a dívida consolidada de um ente ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre:
Alternativas
Q2116283 Administração Financeira e Orçamentária
Um fornecedor celebrou um contrato de prestação de serviços de tecnologia da informação pelo período de doze meses com um ente público. No sexto mês do período do contrato, o fornecedor apresentou um relatório de medição junto com uma nota fiscal. De acordo com os estágios da execução da despesa, ao receber essa documentação, o ente contratante deve:
Alternativas
Q2116282 Administração Financeira e Orçamentária
Um analista de controle precisou fazer uma análise comparativa da alocação dos recursos de um ente público abrangendo dois mandatos de um mesmo gestor a fim de identificar as unidades orçamentárias priorizadas no processo alocativo. Como o analista deseja identificar os responsáveis pelas decisões em termos de recursos aplicados, deve usar como base a classificação: 
Alternativas
Q2116281 Direito Financeiro
Durante um treinamento sobre registro dos estágios da receita orçamentária para um grupo de novos servidores, à luz das normas vigentes sobre o tema, foi esclarecido que:
Alternativas
Q2116280 Administração Financeira e Orçamentária
As receitas públicas devem ser apresentadas a partir de categorias de classificação previamente definidas. A classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador. O item a seguir que representa o desdobramento de uma espécie de receita de natureza corrente de origem patrimonial é: 
Alternativas
Q2116278 Direito Financeiro
Os instrumentos de planejamento dos entes da administração pública têm seus conteúdos básicos dispostos no texto constitucional, tendo em vista assegurar a consistência do processo em todos os níveis de governo. Nesse contexto, a Lei que estimar a receita e fixar a despesa para o exercício:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: E
5: C
6: E
7: B
8: D
9: B
10: E
11: D
12: A
13: D
14: E
15: E
16: D
17: B
18: E
19: E
20: D