Questões de Concurso Público FUB 2014 para Psicólogo Organizacional
Foram encontradas 33 questões
Embora seja considerado ambíguo, com poucas definições na literatura, o conceito do termo talento, de forma geral, relaciona-se aos atributos de potencial, competência, desempenho e diferenciação.
A busca contínua pela competitividade proporcionou o estabelecimento de um novo contrato psicológico entre indivíduos e organizações pelo mútuo desenvolvimento. As organizações perceberam que a sua continuidade depende do seu constante desenvolvimento e, assim, os indivíduos passaram a ser valorizados pela sua contribuição para o desenvolvimento organizacional.
Treinamento, desenvolvimento e educação diferem-se pelo fato de o treinamento visar à melhoria do desempenho nas atividades atuais realizadas pelo indivíduo, o desenvolvimento focar no futuro do indivíduo na organização e a educação propor a formação do cidadão para a vida. Contudo, as novas demandas do mercado de trabalho estão tornando esses conceitos cada vez mais entrelaçados.
Na última década, os processos de treinamento e desenvolvimento adquiriram papel estratégico dentro das organizações, o que levou os administradores a enxergá-los como um centro de custos de grande relevância.
Em um ambiente em que haja visão compartilhada, os objetivos da equipe sejam claros e a equipe esteja motivada, a liderança torna-se dispensável para a organização.
A qualidade de vida no trabalho e a ergonomia da atividade são dois importantes focos de estudo da psicologia organizacional e do trabalho, mas devem ser conduzidas de forma separada, sem que haja influência de uma sobre a outra, já que seus resultados são concorrentes. A primeira busca a melhoria das condições para o trabalhador, ao passo que a segunda para a empresa.
Os profissionais de recursos humanos atualmente ocupam uma posição paradoxal dentro das organizações, uma vez que são responsáveis pelo alcance dos resultados organizacionais, mas, simultaneamente, são parte fundamental na construção da confiança e do comprometimento dos demais empregados para atingir esses resultados.
A área de recursos humanos passou a ser considerada estratégica para as empresas, o que demandou mudanças no perfil dos seus profissionais, que devem ser focados na sua área de atuação e preferencialmente oriundos da área de psicologia, pois as demandas nessa área são singulares e prescindem de interação com o restante da organização.
Para alcançar os objetivos propostos, as atividades de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhadas às estratégias organizacionais, desde a etapa inicial, denominada análise de necessidade de treinamento, quando se detectam as competências a serem trabalhadas e os indivíduos que necessitam de treinamento.
A gestão evoluiu de uma atividade intuitiva na era pré-industrial para uma atividade de caráter burocrático na era industrial e tornou-se uma atividade artesanal-sistemática no atual período de globalização. Essa situação enfraqueceu o poder da racionalidade burocrática, em decorrência da dependência crescente da participação de funcionários nas ações.
Pensamento grupal corresponde a uma das disfunções da tomada de decisão em grupo e decorre das pressões por conformidade dentro do grupo que impedem a avaliação crítica de soluções incomuns ou fora dos padrões estabelecidos.
Os cinco estágios do desenvolvimento do grupo são: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. A tormenta é o estágio em que ocorrem os conflitos dentro do grupo, quando os membros aceitam a existência do grupo, mas se sentem desconfortáveis com os limites impostos à sua individualidade.
Atualmente a investidura em cargos de confiança deve levar em consideração as competências específicas e as genéricas.
A avaliação de desempenho é o instrumento gerencial capaz de integrar diferentes níveis organizacionais e aprimorar a performance dos indivíduos, das equipes de trabalho e da organização como um todo.
Por ser o principal instrumento para a condição de um concurso público, o edital pode estabelecer exigências para investidura em cargo público.
A técnica de análise interna de tendência de pessoal deve ser adotada quando o profissional de RH for analisar a porcentagem de pessoas que permanecem nos cargos ou o número de pessoas que foram promovidas, desligadas ou transferidas da organização.
A evolução da gestão de pessoas é marcada pela ampliação do escopo de atuação dos profissionais dessa área, principalmente no que se refere a questões estratégicas e organizacionais.
Os serviços de recursos humanos (RH), que priorizam os aspectos formais das relações capital-trabalho, passaram a caracterizar a fase contábil legal da gestão de pessoas nas organizações.
A gestão de pessoas usa o inventário gerencial para a tomada de decisão sobre quantitativo de pessoal quando, por exemplo, utiliza o banco de dados de uma universidade para obter informações relacionadas ao grau de instrução, experiências, interesses e habilidades dos seus professores.
Quando uma organização estabelece que um de seus valores centrais é adotar a diversidade como um componente essencial no modo de fazer negócio, nota-se que o gerenciamento da pluralidade é uma das estratégias utilizadas pelo RH para alcançar o sucesso organizacional.