Questões de Concurso Público IF-TO 2024 para Assistente em Administração
Foram encontradas 25 questões
I. O Just-in-Time (JIT) é uma estratégia que visa minimizar os estoques ao máximo, mantendo apenas o necessário para atender à demanda imediata. No entanto, sua aplicação pode aumentar o risco de interrupção na produção em caso de atrasos no fornecimento.
II. A Curva ABC é uma técnica que categoriza os itens de estoque em classes, permitindo que a organização foque seus esforços de controle nos itens de maior valor, embora essa abordagem não leve em conta a criticidade dos itens para a operação.
III. A manutenção de um nível de estoque de segurança alto é sempre recomendada, pois garante que a organização nunca enfrente rupturas de estoque, independentemente dos custos associados a essa prática.
IV. A análise de ponto de pedido considera tanto o tempo de reposição quanto a variabilidade da demanda, sendo uma abordagem adequada para garantir a continuidade das operações sem excessos de estoque.
Assinale a alternativa correta:
I. A flexibilidade dos manuais administrativos é essencial para que possam ser adaptados às mudanças organizacionais, garantindo assim sua relevância contínua.
II. A elaboração de manuais deve ser realizada exclusivamente pelo departamento de gestão de pessoas, uma vez que este departamento lida diretamente com os colaboradores.
III. Os manuais de instruções especializadas são destinados a grupos profissionais específicos dentro da organização e devem conter instruções detalhadas para as tarefas relacionadas a esses grupos.
IV. Uma desvantagem dos manuais administrativos é que eles sempre impedem a criatividade e iniciativa individual dos colaboradores, não permitindo julgamentos pessoais.
V. Para garantir a eficácia dos manuais administrativos, é fundamental que eles incluam elementos como índice, sumário, glossário e instruções claras de uso.
Assinale a alternativa que apenas contém as afirmações corretas
Considere as afirmativas abaixo:
I. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.
II. É vedado serem estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos à avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
III. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social para o valor das aposentadorias e das pensões em regime próprio de previdência social.
IV. Os ocupantes do cargo de professor terão idade mínima reduzida em 5 (cinco) anos em relação às idades mínimas previstas para o(a) servidor(a) abrangido por regime próprio de previdência social para aposentadoria, desde que comprovem tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, fixado em lei complementar do respectivo ente federativo.
Acerca do regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos, é correto afirmar: