Questões de Concurso Público UFU-MG 2025 para Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Foram encontradas 20 questões

Q3158376 Pedagogia
De acordo com a Lei Nº 12.174, de 27 de dezembro de 2012 (Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica com
Alternativas
Q3158377 Pedagogia
No livro Ensino de Habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva (2016), as autoras desenvolvem uma importante reflexão sobre a avaliação de desenvolvimento da criança com autismo. Com base nessas reflexões, a respeito da avaliação de desenvolvimento é INCORRETO afirmar que a
Alternativas
Q3158378 Pedagogia
Considerando as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica estabelecidas pela Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001, marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as afirmativas Falsas.

( ) É permitida a criação de classes hospitalares em casos de alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar.
( ) Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e deem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva.
( ) As escolas públicas municipais e estaduais são proibidas de criarem classes especiais, para atendimento dos alunos, em caráter transitório ou permanente.
( ) As escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns a temporalidade flexível do ano letivo para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência mental ou com graves deficiências múltiplas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q3158379 Pedagogia
Conforme o estabelecido na Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001 (Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica), NÃO são considerados educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentam
Alternativas
Q3158380 Pedagogia
Leia os objetivos transcritos abaixo.

1- Possibilitar a continuidade e o sucesso dos estudos na educação básica e prover o acesso de forma suplementar ao ensino superior.
2- Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.
3- Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.
4- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com o Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011 (Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado), são objetivos do atendimento educacional especializado somente aqueles objetivos indicados pelos números.
Alternativas
Q3158381 Pedagogia
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu Artigo 59, estabelece que os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação
Alternativas
Q3158382 Pedagogia
De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3158383 Pedagogia
Conforme o Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica –UFU (2019, p. 12), “[...] para articular os princípios estabelecidos para o desenvolvimento da matriz curricular institucional, reconhecendo nos estudos relacionados ao desenvolvimento humano fundamentos e parâmetros significativos para o desenvolvimento no contexto escolar, de natureza linguística, cognitiva, motora, afetiva, de relação interpessoal, emocional e comportamental” adotou-se como base orientadora
Alternativas
Q3158384 Pedagogia
De acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica –UFU (2019, p. 28), “[...] para a realização do processo avaliativo, é necessário flexibilizar as formas de aplicar os conteúdos e até mesmo os suportes que podem ser usados em sala, de forma a favorecer as aprendizagens”. A avaliação é pensada “[...] como um processo que ocorre de forma concomitante com a aprendizagem, de modo que ao aprender se avalia e ao se avaliar aprende”. Esta forma de pensar e de desenvolver o processo avaliativo vai ao encontro da concepção de avaliação
Alternativas
Q3158385 Pedagogia
Conforme as ideias desenvolvidas no documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Física (SEESP/SEED /MEC, 2007, p. 31), “[...] para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão”, a expressão utilizada é
Alternativas
Q3158386 Pedagogia
De acordo com os saberes desenvolvidos no documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez (SEESP/SEED /MEC, 2007, p.25) “O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos”. Sobre esses momentos didático-pedagógicos, é correto afirmar, EXCETO.
Alternativas
Q3158387 Pedagogia
Tendo em vista as análises teóricas e práticas realizadas no documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez (SEESP/SEED /MEC, 2007), marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas, considerando o Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.

( ) Para a aquisição da Língua Portuguesa, é preciso que o professor estimule, permanentemente, o aluno, provocando-o a enfrentar desafios.
( ) O uso de recursos visuais é fundamental para a compreensão da Língua Portuguesa, seguidos de uma exploração contextual do conteúdo em estudo.
( ) O atendimento em Língua Portuguesa é de extrema importância para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com surdez na sala comum.
( ) A avaliação em Língua Portuguesa deve ocorrer em períodos pré-estabelecidos para verificação dos conhecimentos dominados, visando a promoção do aluno com surdez.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q3158388 Pedagogia
De acordo com o documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental (SEESP/SEED /MEC, 2007), o objetivo do Atendimento Educacional Especializado destinado a pessoas com deficiência mental é
Alternativas
Q3158389 Pedagogia
O documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental (SEESP/SEED /MEC, 2007), ao tratar da aprendizagem da leitura e escrita em alunos com deficiência intelectual, analisa três estratégias de leitura, dentre elas, a estratégia com base no contexto. Sobre a estratégia com base no contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3158390 Pedagogia
Conforme o documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência visual (SEESP/SEED /MEC, 2007, p.33), “Os meios informáticos facilitam as atividades de educadores e educandos porque possibilitam a comunicação, a pesquisa e o acesso ao conhecimento. Existem programas leitores de tela com síntese de voz, concebidos para usuários cegos [...]”. O Programa que pode ser obtido gratuitamente, com sistema operacional desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que possui um conjunto de ferramentas e aplicativos próprios além de agenda, chat e jogos interativos, é chamado de
Alternativas
Q3158391 Pedagogia
Sobre o Sistema Braille, com fundamento nos conhecimentos expressos no documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência visual (SEESP/SEED /MEC, 2007), é INCORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3158392 Pedagogia
Leia as asserções transcritas abaixo.

I. A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades. Realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta sobre a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
II. A avaliação pedagógica é um processo que ocorre periodicamente e tem como finalidade precípua verificar, controlar e classificar o estudante conforme o aprendizado demonstrado nas atividades avaliativas realizadas. É um procedimento que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos quantitativos que indicam a devolução do aprendizado a partir do trabalho realizado pelo professor.
III. É de competência dos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como as funções de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, apresenta apenas asserções corretas
Alternativas
Q3158393 Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, visando garantir EXCETO. 
Alternativas
Q3158394 Pedagogia
Para que ocorra a inclusão na escola regular, o autor Hugo Otto Beyer, na obra Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais (2005), apresenta e analisa algumas condições, dentre elas, a individualização do ensino. Para o autor, a individualização do ensino significa
Alternativas
Q3158395 Pedagogia
Na obra Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais (2005), o autor Hugo Otto Beyer, para analisar as condições de aprendizagem dos alunos em situações diferenciadas de vida, realiza uma reflexão sobre as abordagens de dois importantes autores: Lev Vygotsky e Reuven Feuerstein. Marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as afirmativas Falsas.

( ) Segundo Vygotsky, para o desenvolvimento significativo da criança com deficiência mental é necessário inseri-la em grupos homogêneos, em classes ou escolas especiais.
( ) Para Vygotsky, as interações sociais são de fundamental importância para que a criança possa construir estruturas cognitivas e também linguísticas, cada vez mais complexas.
( ) Segundo Feuerstein, o desenvolvimento cognitivo decorre das experiências que a criança acumula em duas dimensões, através das relações diretas com o mundo e das relações mediadas.
( ) Para Feuerstein, a educação deve atuar junto à zona de desenvolvimento proximal, ou seja, antecipar-se aos ritmos evolutivos da criança e possibilitar a aquisição de competências emergentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: D
6: C
7: B
8: A
9: C
10: B
11: B
12: D
13: B
14: C
15: A
16: D
17: D
18: C
19: B
20: A