Questões de Concurso Para prefeitura de iúna - es

Foram encontradas 614 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3038132 Pedagogia
O respeito incondicional ao brincar e à brincadeira é uma das mais importantes funções da educação infantil, não somente por ser no tempo da infância que essa prática social se apresenta com maior intensidade, mas, justamente, por ser ela a experiência inaugural de sentir o mundo e experimentar-se, de aprender a criar e inventar linguagens através do exercício lúdico da liberdade de expressão. Desse modo, não se trata apenas de um domínio da criança, mas de uma expressão cultural que especifica o humano. Sobre a brincadeira na educação infantil, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3038131 Pedagogia
A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, tem um compromisso com a reflexão sobre a mudança curricular. O fato de ser etapa não obrigatória permite a emergência de organizações curriculares bastante plurais nas suas concepções e práticas.
(MEC, 2009, p. 80.)

Na educação infantil, o professor tem uma autonomia maior quanto aos conteúdos a serem desenvolvidos no cotidiano da criança. Mas, é necessário que essa autonomia tenha o compromisso com o desenvolvimento da trajetória escolar da criança enquanto seu desenvolvimento integral. Dessa forma, em relação ao conteúdo que deverá ser trabalhado na educação infantil, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3038130 Pedagogia
Sobre o trabalho docente na educação infantil, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3038129 Pedagogia
A educação infantil é uma etapa integrante da educação básica. Nesse contexto, a avaliação é um assunto que deve ser observado pelo professor, para que não ocorram injustiças. O professor tem que avaliar a criança em um processo contínuo e dinâmico.
(Silva, 2012, p. 3.)

Sobre a avaliação na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação na educação infantil não tem objetivo de aprovação, mas de acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento da criança.
II. Ao final do ano letivo é importante que toda a turma esteja no mesmo nível de desenvolvimento, a fim de se considerar um aproveitamento de êxito na série cursada.
III. É fundamental que a professora observe atentamente as crianças durante a realização das atividades para que se possa fazer uma avaliação processual.
IV. O único instrumento correto de avaliação na educação infantil é o relatório que deve apontar sistematicamente os avanços das crianças, visando recuperar as áreas que elas ainda não desenvolveram.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3038128 Pedagogia
Quando falamos em infância, não podemos nos referir a esta etapa da vida como uma abstração, e sim como um conjunto de fatores que instituem determinadas posições que incluem a família, a escola, pai, mãe, entre outros que colaboram para que haja determinados modos de pensar e viver a infância.
(Barbosa; Magalhães, 2008.)

Sobre a concepção de infância na história da educação infantil, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3038127 Pedagogia
Ao contrário do que aconteceu na Europa, no Brasil, até o século XIX, praticamente não existiam instituições destinadas à educação da criança. Como vivíamos num meio rural, ainda era muito forte a concepção de quem deveria cuidar e educar seus filhos eram as mães.
(Mendes, 2015, p. 96.)


Em relação à história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3038126 Pedagogia
A educação especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 4º e inciso III, e o Decreto nº 10.502/2020, que atende às crianças com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGE e altas habilidades ou superdotação preveem, nesses casos, que a criança tem direito ao Atendimento Educacional Especializado – AEE. Sobre o Atendimento Educacional Especializado para o público alvo da educação especial, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3038125 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na etapa da educação infantil, prevê a necessidade de uma transição planejada e organizada da criança para o ensino fundamental. Com base nesse documento, é correto afirmar que essa transição: 
Alternativas
Q3038124 Pedagogia
“A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural (BNCC, 2018).” Quanto aos campos de experiência na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. No campo o eu, o outro e o nós, a criança vivencia a coletividade a partir de suas primeiras experiências sociais – a família, a escola, o local em que mora. Nesse campo, a criança reconhece a si mesma e forma sua identidade, bem como reconhece o outro, suas diferenças que se fazem presentes na sociedade.
II. Desde muito cedo a criança se interessa pela cultura escrita por meio de histórias, conhecimentos que as famílias e escola passam cotidianamente. A literatura exerce uma função de encantamento e de estímulo à criatividade e à imaginação. A partir daí ela inicia sua produção no mundo da escrita por meio de garatujas e rabiscos. Esse campo é o da escuta, fala, pensamento e imaginação.
III. A corporeidade da criança também é muito importante na educação infantil. No campo corpo, gestos e movimentos, a criança vai experimentando por meio da música, imitação, gestos e brincadeiras a consciência de seu corpo, bem como do que lhe é seguro. A escola deve promover atividades nas quais a criança explore essas ações, construindo, também, a interação com o outro e com os espaços.
IV. O desenvolvimento do senso estético e crítico da criança deve ser estimulado pela escola por meio da dança; das artes visuais; do teatro e suas diversas linguagens, tanto por meio de conhecimento das já existentes quanto de sua própria produção e criação, despertando a sensibilidade e a criatividade nas manifestações artísticas e culturais. Isso compõem o campo traços, sons, cores e formas.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3038123 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Art. 4º, definem a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
(BRASIL, 2009.)

De acordo com a concepção de criança definida na BNCC, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3038122 Pedagogia
Piaget (1996), em seus estudos, afirmou que as crianças não pensam como adultos, aprendem durante seu desenvolvimento que se dá por estágios cognitivos e sensório-motor, se preparando para ser pessoa adulta e ser inserindo no mundo adulto. Aprende nesses estágios valores morais e éticos, regras sociais e adquirindo uma maturidade psicológica; é neste contexto que acontece o mecanismo de processo de assimilação que é a incorporação de objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes; e acomodação, que se refere às modificações dos sistemas de assimilação influenciadas pelo mundo externo. Considere uma criança entre dois a sete anos aproximadamente, que apresenta o surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. Ainda continua egocêntrica e, além disso, não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. Pode-se afirmar que, segundo Piaget, ela se encontra no estágio 
Alternativas
Q3038121 Pedagogia
Ferreiro e Teberosky (p. 31, 1999) procuraram dentro da teoria de Piaget pesquisar sobre o processo de aquisição da língua. Defenderam que o processo da escrita é um modelo a ser seguido, e nunca a ser copiado, que a escrita deve ser objeto. Às vezes é sujeito de conhecimento cultural que está sempre a descobrir e a buscar outras formas ainda não apresentadas de conhecimento, respeitando sempre seu tempo e observado pelos seus níveis. Segundo as autoras, nos estágios de desenvolvimento de acordo com a teoria de Piaget, é que o professor deve introduzir no cotidiano da criança a linguagem oral e escrita de forma evolutiva, pois a criança necessita ser mediada e acompanhada no processo de aquisição da escrita: “a teoria de Piaget nos permite introduzir a escrita enquanto objeto de conhecimento, e o sujeito de aprendizagem enquanto sujeito de cognoscente”. Sobre o exposto e considerando as hipóteses da aprendizagem da escrita citados a seguir, relacione-os adequadamente às suas respectivas características.

1. Pré-silábica.
2. Silábica.
3. Silábico-alfabética.
4. Alfabética.
( ) Domina o valor das letras e sílabas.
( ) Não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada.
( ) Atribui o valor a cada sílaba, fazendo a identificação de algumas.
( ) Interpreta a letra à sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3038120 Pedagogia
No Brasil, a educação pública só teve início no século XX. Durante várias décadas, houve diversas transformações: a pré-escola não tinha caráter formal, não havia professores qualificados e a mão de obra era muita vezes formada por voluntários, que rapidamente desistiam desse trabalho.
(Mendonça, 2012.)

Até 1874 pouco se falava sobre o ensino na primeira infância; a partir daí, começaram a surgir projetos desenvolvidos por pequenos grupos particulares e, apenas no início do século XX, o tema passou a ganhar relevância nacional, através da fundação de instituições e da criação de leis voltadas para as crianças. Sobre a história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3038119 Pedagogia
Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Infantil – DCNEI (2012), em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Sobre esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), assinale a alternativa que contém corretamente todos.
Alternativas
Q3038118 Pedagogia
Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento, através de pesquisas, sondagem e análise, criando uma didática para gerar motivação na busca do conhecimento e para que assim seja alcançada a meta do ensino-aprendizagem. Galliano (p. 6, 1979) conclui que método é o “conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar determinado fim”.
Considere os métodos usados no decorrer da história da alfabetização e letramento no Brasil citados a seguir, e relacione-os com as afirmativas dadas.

1. Alfabético.
2. Silábico.
3. Fônico.
4. Palavração.
5. Sentenciação.
( ) Ênfase na frase, que, depois de analisada e reconhecida, é decomposta em palavras e por fim separada por sílabas.
( ) Funciona da parte para o todo; porém, o mais importante a ser analisado e mediado para o aluno é a formação silábica, e ainda é muito usado nas escolas. Parte das sílabas prontas; o que se chamam também de famílias: ba-be-bi-bo-bu.
( ) Tem como ênfase a palavra, que é decomposta em sílabas separadas para que sejam conhecidas e depois ajudar na formação de outras palavras. Essa decomposição não é sugerida antes que a criança tenha domínio da palavra, para que não use o método de memorização silábica e sim o do conhecimento gráfico-visual.
( ) Foi utilizado em massa até meados do século XX e consistia em apresentar partes mínimas da escrita, as letras do alfabeto, que, ao se juntarem umas às outras, formavam as sílabas ou partes que dariam origem às palavras. Primeiro serão reconhecidas letra por letra e depois se faz a formação de silábicas que será separada por hífen: bê - a = ba; bê - e = be.
( ) É uma técnica conhecida e reconhecida em todo o mundo. Inclusive, em muitos países da Europa, é usada como método base para a alfabetização, sendo fundamentada no aprendizado da associação do uso de sons. As crianças não pronunciam o nome da letra e sim o seu som; identifica a letra ou as palavras através do som pronunciado e a princípio dará a ela o nome do som da sílaba.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3038117 Pedagogia
Ao falar dos projetos de trabalho como estratégia didática, Fernando Hernandez (1998) destaca que os mesmos contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de modo a que possam se voltar para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Considerando alguns aspectos que podem denotar a constituição de um projeto pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3038116 Pedagogia
O construtivismo é um defensor de que as crianças da educação infantil devem ter contato com a língua escrita, onde o educador, ao ler para a criança, proporcionará a esta a percepção da leitura em si, e, com isso, adquira interesse em escrever; para tanto, a leitura e a escrita devem estar sempre presentes no contexto alfabetizador.
(Nunes, 1990.)

Os pesquisadores cognitivistas afirmam que a melhor maneira de aprender é construindo o seu próprio conhecimento, contrastando com as salas de aulas behavioristas. Considerando uma sala de aula construtivista, infere-se que: 
Alternativas
Q3038115 Pedagogia
De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998), o professor da educação infantil tem a função de buscar meios de suprir e possibilitar o interesse e a descoberta das crianças. Elas estão em processo de formação de identidade e o professor é o mediador para que isso aconteça de forma graduada, buscando formar seres sociais, ou seja, capazes de se inteirarem no meio. Diante de todos os fatores que a criança necessita, o cuidar e o educar são dois elementos essenciais e significativos para o crescimento e desenvolvimento infantil. Sobre o educar, analise as afirmativas a seguir.

I. Proporciona a criança a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades.
II. Refere-se em mediar a criança ao conhecimento, ao novo, ensinando e direcionando à realidade social e cultural.
III. Significa acompanhar, apoiar, incentivar e ter a compreensão do professor, ou seja, é a interação afetiva de ambas as partes, focando em ajudar e buscar o bem-estar do outro.
IV. Deve focar nas necessidades das crianças, que podem transmitir a qualidade daquilo que está sendo passada a elas. Isso pode ser capturado diante de observações, quando ouvidas e respeitadas.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q3038114 Pedagogia
Ariès (1981) mostra como o conceito de criança tem evoluído através dos séculos e oscilado entre extremos em que ora consideram a criança como um bibelot ou um bichinho de estimação, ora a consideram um modelo de adulto, passível de encargos e abusos como os da negligência, do trabalho precoce e da exploração sexual. A história da criança demonstra que a presença infantil, como fator merecedor de atenção, cuidados, respeito, no contexto social, só começa a ser considerada muito recentemente. Foi a partir da psicanálise e, posteriormente da psicologia infantil, que se passou a dar importância à infância como etapa fundamental e decisiva na formação da personalidade dos indivíduos. Considerando a concepção da infância na idade média, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3038113 Pedagogia
As proposições sobre a importância do lúdico têm início na Grécia, com filósofos como Platão, que falava da formação moral do cidadão a partir da infância por meio de brincadeiras (Cambi, 2001). Desde então, filósofos, psicólogos e educadores como Santo Agostinho, Pestallozi, Froebel, Piaget e Vygotsky empreenderam esforços teóricos e práticos para valorizar o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento humano, sobretudo na infância. Sobre os jogos na sala de aula e suas implicações pedagógicas, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: A
6: D
7: C
8: B
9: C
10: C
11: B
12: D
13: B
14: D
15: D
16: C
17: B
18: B
19: C
20: B