Questões de Concurso Público TJ-RS 2019 para Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção

Foram encontradas 18 questões

Q990741 Direito Civil
A respeito da alienação fiduciária em garantia de bem imóvel, é correto asseverar que
Alternativas
Q990751 Direito Civil
A respeito do testamento público, o Código Civil Brasileiro em vigor prevê:
Alternativas
Q990764 Direito Civil
A respeito da desconsideração da personalidade jurídica prevista no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que o
Alternativas
Q990765 Direito Civil
Numa associação composta de 75 associados, um grupo de 10 associados pretende convocar os órgãos deliberativos para decidir as seguintes propostas:
I. destituir os administradores; II. alterar o estatuto social para instituir categorias especiais de associados; III. alterar o estatuto para que não mais seja permitida a transmissão da condição de associado.
Considerando a situação acima relatada, bem como a disciplina das associações constante do Código Civil, pode-se corretamente afirmar que
Alternativas
Q990766 Direito Civil
José desapareceu, sem deixar procurador ou representante que pudesse administrar-lhe os bens. João e Joaquim são filhos de José. Maria é casada com José, mas separada de fato deste há mais de dois anos. Os pais de José são Joaquina e Pedro. Foi requerida a declaração de ausência de José.
Pode-se corretamente afirmar que
Alternativas
Q990767 Direito Civil
Caio, maior de idade e capaz, juntamente com seu sobrinho Mélvio, com idade de 17 anos, receberam, em comodato, um cavalo de propriedade de Tício. Mélvio se declarou maior de idade quando da assinatura do contrato, mas não é emancipado e não houve qualquer assistência de seus pais. Durante um dia de tempestade, o cavalo objeto do comodato estava, juntamente com outros cavalos, no pasto da Fazenda de Caio e Mélvio, de propriedade destes, que começaram a retirar os cavalos do pasto, começando pelos cavalos de sua propriedade. Entretanto, antes de retirarem o cavalo objeto do comodato, este foi morto por um raio.
Tendo em vista a situação hipotética narrada, é possível afirmar que
Alternativas
Q990768 Direito Civil
Acerca dos vícios do negócio jurídico, é correto afirmar que
Alternativas
Q990769 Direito Civil
João, José e Joaquim são devedores solidários de Manuel. A dívida, em dinheiro, decorrente de instrumento particular, venceu em 09.02.2014. Manuel está fora do país, desde o início do ano de 2014, por ter assumido o cargo de diretor de uma empresa privada multinacional. Em 08.01.2019, temendo que a dívida prescrevesse, Manuel enviou uma notificação extrajudicial para todos os devedores, exigindo o pagamento da dívida. Joaquim, no dia 01.02.2019, enviou uma carta para Manuel, solicitando a dilação do prazo do pagamento, bem como o parcelamento da dívida em 5 parcelas. Em 25.03.2019, Manuel procurou um advogado, propondo executar a dívida.
É correto afirmar que
Alternativas
Q990770 Direito Civil
A respeito da cláusula penal e as arras, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q990771 Direito Civil
Sobre o contrato de seguro, pode-se corretamente afirmar que
Alternativas
Q990772 Direito Civil
Num contrato de hipoteca, constam as seguintes cláusulas:
I. ao proprietário do bem dado em garantia é vedada a alienação do imóvel; II. a garantia refere-se à dívida futura, com o valor máximo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais); III. fica autorizado o credor tornar-se proprietário da coisa objeto da garantia mediante aferição de seu justo valor e restituição ao devedor do valor do bem em garantia que excede o da dívida.
É possível afirmar que
Alternativas
Q990773 Direito Civil
Acerca do contrato de fiança, pode-se corretamente afirmar que
Alternativas
Q990774 Direito Civil
Acerca do Direito real de Laje, é correto afirmar:
Alternativas
Q990776 Direito Civil
Acerca do condomínio em multipropriedade, é correto afirmar que
Alternativas
Q990777 Direito Civil
Pode-se corretamente afirmar, sobre o bem de família, que
Alternativas
Q990778 Direito Civil
Sobre a união estável, pode-se corretamente afirmar que
Alternativas
Q990779 Direito Civil
Imagine a seguinte situação hipotética: alguém faz um testamento público, onde dispõe de toda a sua parte disponível para terceiros, com a intenção manifesta de não proporcionar a seus filhos a totalidade de seu patrimônio, porém respeitando a legítima dos herdeiros necessários. Posteriormente à lavratura do testamento, descobre e reconhece a paternidade de outro filho; porém, de forma proposital, não altera o testamento anteriormente lavrado. Então ocorre a morte do testador. É correto afirmar que o testamento
Alternativas
Q990780 Direito Civil
João vivia com José em união estável homoafetiva. João faleceu, deixando, como único bem, um apartamento adquirido antes do início da união estável com José. Maria e Joana são filhas de João. Sobre a partilha dos bens de João, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: E
5: A
6: D
7: C
8: E
9: B
10: D
11: C
12: A
13: C
14: A
15: E
16: B
17: A
18: C