Questões de Concurso Público SEE-MG 2023 para Analista Educacional (ANE) - Nutricionista

Foram encontradas 20 questões

Q2289180 Nutrição
O Guia Alimentar para população brasileira de 2014 tem como pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, sendo considerado um documento oficial de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde e também em outros setores.
Com relação a tal Guia e sua reformulação, avalie as afirmações a seguir.

I. A segunda edição do guia alimentar (2014) reconhece e considera os princípios e diretrizes do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional, assim como do Marco de Referência da Educação Popular.

II. A elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas ações intersetoriais. Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde propõe que os governos forneçam, por meio de tais guias, informações direcionadas especificamente aos profissionais de saúde, em uma linguagem técnica e científica.

III. Quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção, são abrangidas pelo Guia alimentar. Neste contexto, processos mínimos como limpeza e remoção de partes não comestíveis caracterizam os alimentos in natura.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2289181 Nutrição
O Caderno de Referência, direcionado à Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais, publicado em 2017, contém orientações dietéticas destinadas a subsidiar a elaboração de cardápios especiais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Sobre as informações contidas neste Caderno de Referência, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) De acordo com a Constituição Federal de 1988, se recomenda que a entidade executora preveja alimentos específicos para os cardápios especiais no processo licitatório de gêneros alimentícios para a alimentação escolar, não sendo permitida a dispensa de licitação, mediante qualquer justificativa.

( ) Somente de posse dos atestados dos estudantes com necessidades alimentares especiais, o nutricionista deve elaborar cardápio especial e orientações.

( ) A alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) é considerada a mais comum das alergias alimentares entre crianças. Nesse caso, o leite de vaca pode ser substituído pelo leite de outros animais mamíferos, pois não há similaridade antigênica, especialmente em relação às caseínas.

( ) Fórmulas infantis à base de soja são recomendadas como primeira opção para alunos lactentes com idade inferior a seis meses com alergia alimentar mediada por Imunoglobulina E (IgE).

As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Q2289182 Nutrição
Em 2004, o Ministério da Saúde, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a Resolução nº 216, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Sobre tal Resolução, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2289183 Nutrição
A técnica dietética baseia-se em ciências que estudam os processos tecnológicos impostos aos alimentos, preservando o seu valor nutricional e suas características sensoriais desejadas.

Quanto aos conhecimentos inerentes à técnica dietética, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2289184 Nutrição
A compreensão do binômio saúde-doença é essencial no estudo de populações, sobretudo quanto à influência do consumo alimentar no estado nutricional e na saúde integral. Nesse contexto, a epidemiologia nutricional utiliza medidas para determinar a frequência na qual ocorrem os agravos em saúde.
Com relação ao tema, avalie os relatos a seguir.

I. Uma pesquisa epidemiológica avaliou o risco entre obesidade gestacional e desenvolvimento de hipertensão arterial nos descendentes. Obteve-se um risco relativo (ou razão de risco) de 1,9. Isso significa que mães obesas durante a gestação têm um risco 90% maior de gerarem filhos hipertensos.

II. Um estudo avaliou a associação entre níveis séricos adequados de vitamina D e o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos. Como resultado, notou-se um risco relativo (ou razão de risco) de 0,4. Isso significa que indivíduos com níveis séricos adequados de vitamina D têm um risco 60% menor de desenvolverem a doença.

III. Sabe-se que o aumento na frequência de novos casos (incidência) de um determinado agravo eleva a sua prevalência.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2289185 Nutrição
As leguminosas são caracterizadas como grãos localizados em vagens fibrosas e estão entre os alimentos mais antigos consumidos pela humanidade.
As leguminosas apresentam vários fatores antinutricionais associados ao aumento de flatulência, por serem fermentadas no intestino grosso.

Isso se deve à presença de 
Alternativas
Q2289186 Nutrição
A Resolução nº 20, de 2 de dezembro de 2020, altera a Resolução nº 6 de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Quanto à Resolução nº 20, de 2 de dezembro de 2020, analise as afirmativas a seguir.

I. Em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial, os cardápios devem ofertar, obrigatoriamente, no mínimo 200g/estudantes/semana de legumes, verduras e frutas in natura, sendo os legumes e verduras ofertados, no mínimo, dois dias por semana.

II. Os cardápios são obrigados a limitar a oferta de alimentos em conserva a, no máximo, duas vezes por mês.

III. É permitido o remanejamento de recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) entre etapas e/ou modalidades de ensino, nos casos em que houver diferença entre o número de matrículas declaradas no Censo Escolar e o número de estudantes a serem efetivamente atendidos no ano do repasse.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2289187 Nutrição
O Decreto nº 47.589, de 28/12/2018, estabelece regras para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pelas unidades executoras estaduais.
Sobre as informações contidas nesse Decreto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na hipótese de não haver produção local de determinado item, a unidade executora responsável por conduzir a chamada pública coletiva não deverá ampliar a abrangência territorial de mapeamento da oferta para definição dos gêneros alimentícios que poderão ser adquiridos, devendo exclui-lo.

( ) O processo de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações para a alimentação escolar no âmbito do PNAE pelas unidades executoras estaduais será realizado por meio de chamada pública coletiva.

( ) Cabe à Secretaria de Estado de Educação coordenar as ações para a compatibilização dos cardápios escolares das unidades executoras estaduais participantes da chamada pública coletiva, com apoio da sua respectiva Superintendência Regional de Ensino.

As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Q2289188 Nutrição
A Lei Federal nº 11.947, de 16 de junho de 2009, dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica.

De acordo com a referida Lei, é correto afirmar que
Alternativas
Q2289189 Nutrição
A Vigilância Nutricional tem a missão de executar, coordenar e estimular ações e estratégias relacionadas à nutrição e alimentação, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. As ações da Vigilância Nutricional baseiam-se no perfil epidemiológico e são orientadas pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

II. As ações da Vigilância Nutricional visam a contribuir para concretização do direito humano à alimentação adequada (DHAA), porém não objetivam o alcance da segurança alimentar e nutricional (SAN).

III. Entre as ações da Vigilância Nutricional, destaca-se o Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) e de Vitamina A (PNSVita A).

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2289190 Nutrição
De acordo com o Manual para Aplicação dos Testes de Aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), publicado em 2017, é correto afirmar que
Alternativas
Q2289191 Nutrição
A higiene dos alimentos é um item indispensável para a elaboração de cardápios em geral, mantendo a segurança microbiológica dos alimentos preparados e servidos.

Sobre tal contexto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Deve-se lavar em água corrente os vegetais folhosos, procedimento capaz de eliminar todas as sujidades, agrotóxicos e agentes microbiológicos.

( ) As luvas cirúrgicas devem ser utilizadas para manipulação de qualquer alimento cru.

( ) Não tocar nos alimentos com as mãos sujas ou com ferimentos expostos é um cuidado essencial para evitar contaminação dos alimentos.

As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Q2289192 Nutrição
A avaliação do estado nutricional nas diferentes faixas etárias deve ser elaborada com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos, atividades que são indispensáveis na assistência dietética a indivíduos sadios ou enfermos.

Quanto à avaliação dos parâmetros bioquímicos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2289193 Nutrição
Os alimentos e seus nutrientes são os pilares para o manejo nutricional e dietoterápico, sendo de grande valia para o profissional da Nutrição.

Em relação à composição química dos alimentos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2289194 Nutrição
De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) são atribuições do nutricionista: planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição.
Quanto aos procedimentos envolvidos no processo produtivo dos serviços de alimentação analise, à luz da RDC nº 216/2004, as afirmativas a seguir.

I. As matérias-primas e os ingredientes caracterizados como produtos perecíveis devem ser expostos à temperatura ambiente somente pelo tempo mínimo necessário para a preparação do alimento, a fim de não comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento preparado.

II. Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura apropriados. Para conservação a quente, os alimentos preparados devem ser submetidos à temperatura superior a 40oC por, no máximo, oito horas.

III. O processo de resfriamento de um alimento preparado deve seguir as seguintes recomendações: a temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60oC a 30oC em até quatro horas.

Em seguida, o mesmo deve ser conservado em temperatura ambiente. Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2289195 Nutrição
Em relação à administração de materiais ou à logística de suprimentos em serviços de alimentação, é correto afirmar que
Alternativas
Q2289196 Nutrição
A Resolução nº 06, de 08 de maio de 2020, dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.
Sobre tal Resolução, analise as afirmativas a seguir.

I. É obrigatória a inclusão de alimentos fontes de vitamina A pelo menos três dias por semana nos cardápios escolares.

II. Os cardápios para as creches em período integral devem ser planejados para atender no mínimo 50% das necessidades nutricionais de energia, macronutrientes e micronutrientes prioritários, distribuídas em, no mínimo, cinco refeições.

III. É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de ferro heme no mínimo três dias por semana nos cardápios escolares. No caso de alimentos fonte de ferro não heme, estes devem ser acompanhados de facilitadores da sua absorção, como alimentos fonte de vitamina C.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2289197 Nutrição
O planejamento de cardápios faz parte de um conjunto de ações técnicas delineadas para fornecer refeições com a finalidade de promover hábitos saudáveis, atendendo às necessidades nutricionais diárias dos alunos durante o período em que estiverem em sala de aula.

Em relação a esse contexto, é correto afirmar que
Alternativas
Q2289198 Nutrição
A escolha das preparações culinárias e elaboração do cardápio no âmbito escolar é uma atividade técnica e política, interferindo diretamente nos hábitos alimentares e na saúde da população atendida.
Sobre tal contexto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determina que no mínimo 75% dos recursos federais devem ser utilizados para a aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados.

( ) É permitida a utilização de 5% dos recursos no âmbito do PNAE para aquisição de bebidas ultra processadas, como bebidas ou concentrados à base de xarope de guaraná ou groselha.

( ) Para a avaliação da qualidade do cardápio foi construída a ferramenta Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQCosan), na qual são utilizados indicadores quantitativos e qualitativos que possibilitam uma análise global das refeições planejadas, com um escore que varia entre 0 e 100 pontos.

As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Q2289199 Nutrição
A Resolução SEE nº 3.670 de 28 de dezembro de 2017 regulamenta o disposto no Decreto Estadual nº 45.085, de 08 de abril de 2009, que dispõe sobre a transferência, utilização e prestação de contas de recursos financeiros repassados às caixas escolares vinculadas às unidades estaduais de ensino.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: D
6: A
7: B
8: C
9: A
10: C
11: A
12: B
13: D
14: C
15: A
16: C
17: A
18: B
19: C
20: B